Escutem Folksinger Vol.2 do Willie Watson


Por que diabos eu demorei tanto para conhecer a carreira solo do Willie Watson? Para quem não sabe, Willie foi um dos fundadores da Old Crow Medicine Show, onde tocou, escreveu e cantou diversas canções até sia saída no inverno de 2011. Fiquei feliz quando soube desse álbum, mas me entristeci quando vi que ele já tinha lançado outro álbum anos atrás e não fiquei sabendo.

Antes de escutar "Folksinger Vol.2", fiz questão de conferir o que ele fez em "Folk Singer Vol.1" de 2014, e fiquei encantado só de escutar a primeira faixa, a impecável "Midnight Special", quase chorei. Assim como seu primeiro trabalho solo, "Folksinger Vol.2" é um tributo a música tradicional americana, especialmente a Folk. Esse tipo de som é muito comum nos dias que vivemos, muitos músicos tem se inspirado em estilos que estão na base da música americana, mas nenhum deles soa tão original quanto o Willie Watson.

O David Rawlings, produtor do álbum, disse que uma frase que é impossível não concordar: "Willie é o único de sua geração que pode me fazer esquecer que essas músicas já foram cantadas antes". Se você não for um ouvinte atento, irá pensar que essas músicas foram gravadas nos anos 30, até eu pensei nisso algumas vezes. A voz do Willie e a instrumentação das faixas não tem um toque sequer de modernidade, mas isso não parece ter sido feito para "surfar na onda" do tradicionalismo, o Willie vive esse tipo de som, é tudo que ele sabe e quer fazer. "Não estou tentando ser purista", diz ele. "Há tanta beleza nessa música antiga e isso me afeta em um nível profundo. Isso me move e me inspira".

O Willie Watson não precisa provar nada para ninguém, já deixou seu nome na história e mostrou todo seu talento, mas admito que gostaria de escutar um álbum de canções autorais. Enquanto isso não acontece, vamos continuar apreciando seus tributos.

Tecnologia do Blogger.