A voz, a guitarra e a tristeza: a obra de Celso Blues Boy. Parte I


"Blues combina com solidão". Frase certeira como os solos do nosso Bluesman falecido a pouco mais de 5 anos. 

Mais que um grande guitarrista e cantor, Celso Ricardo Furtado de Carvalho foi uma amálgama de sotaque Blues no Brasil. Nascido no Rio, forasteiro de Joinville, rei do Circo Voador, elevou o Blues para ninguém menos que B.B. King pedir autógrafos em discos que Celso o presenteou.. 

A alcunha Blues Boy não veio a toa, sugestão dos amigos Sá, Rodrix e Guarabira, (trio que Celso acompanhara nos anos 70), surgiu pela excelência que o mago da guitarra possuía para executar os fraseados melódicos de B.B. King, artista que Celso descobriu por acaso em um lote de discos trazidos por um tio-avô, dos EUA. 

No currículo, um pomposo acervo, 12 álbuns lançados, sendo 2 ao vivo com direito a lançamento de vídeo de um dos shows, Celso foi adiante. Além dos trabalhos com Sá, Rodrix e Guarabira, acompanhou Renato e Seus Blue Caps, Luiz Melodia e Raul Seixas, inclusive rumores creditam a Blues Boy o maravilhoso solo em "Aluga-se", não impresso no encarte do álbum "Abra-te Sésamo" por motivos desconhecidos...

Artista recordista de apresentações na casa Circo Voador, Celso figura entre os 20 maiores talentos da Fender Stratocaster, eleito pela revista Backstage. Pioneiro no Blues tupiniquim, formou uma das bandas precursoras do estilo - Aeroblues - que mais tarde mudaria o nome para Legião Estrangeira, batismo que depois seria motivo de piada com o amigo de Bar do Rio de Janeiro Renato Russo, onde segundo Celso, o líder da Legião Urbana pedira licença para usar o nome tão similar. 

Em um especial de 04 capítulos, a obra desse grande gênio do Blues mostrará todo seu sangue, suor e dor dedicados durante 56 anos de vida. Aprecie sem moderação. 

Tenho como influências a elegância de Clapton, a fúria de Hendrix e a classe de B.B. King. (Celso Blues Boy)

bruno.png
Conrado Graff é guitarrista e vocalista na banda paraense Soul Blues. Ouvinte voraz de Jazz, Southern, Rock e Blues. Pesquisador informal dos estilos e artistas que moldaram música e a literatura! Professor e coordenador pedagógico secundarista nas horas vagas!
Tecnologia do Blogger.