Don Williams morre aos 78 anos


Hoje a Country Music perdeu mais um dos seus grandes nomes, Don Williams, que morreu aos 78 anos.

Nativo de Floydada, Texas, Williams nasceu no dia 27 de maio de 1939. Ele cresceu em Portland, Texas, graduando-se lá em 1958. A música sempre foi parte de sua educação, participou e ganhou um concurso de talentos quando tinha apenas três anos de idade. Por seus esforços, Williams recebeu um despertador. Ele começou a tocar violão na adolescência, aprendendo as músicas que ele ouvia no rádio durante esse período. Ele e seus amigos tocaram em bandas locais e fizeram shows nas cidades vizinhas, e ele casou com a Joy Bucher em 10 de abril de 1960.

Para sustentar sua família - que cresceria com o nascimento dos filhos Gary e Timmy - Williams tinha vários empregos, incluindo o trabalho no campo de petróleo e também como coletor de contas. Enquanto vivia em Corpus Christi em 1964, ele formou o trio Folk The Pozo Seco Singers com Lofton Cline e Susan Taylor. Permaneceram juntos por sete anos, sendo que seu maior sucesso foi a faixa "Time".

Depois que o grupo se dissolveu em 1969, Williams foi para Nashville. Em 1971, ele tinha um contrato de composição com a editora do famoso Jack Clement. No ano seguinte, Williams assinou um contrato de gravação com a JMI Records, que também pertencia ao Clement. Ele fez sua estréia em 1973 com os singles "The Shelter of Your Eyes" e "Come Early Morning", que logo de cara entrou no Top 20 da Hot Country Songs. Em 1974, Williams liderou a Billboard pela primeira vez com "I Wouldn't Want to Live If You Didn't Love Me". A partir desse ponto, até 1991, cada single de Williams atingiria o Top 40 da Billboard.


Os anos 1970 foram maravilhosos para Williams, ele liderou os charts outras nove vezes com "Tulsa Time", "You're My Best Friend", "(Turn Out the Light And) Love Me Tonight", "'Til the Rivers All Run Dry", "Say It Again", "Some Broken Hearts Never Mend", "I'm Just a Country Boy", "It Must Be Love" e "Love Me Over Again".

Williams também ganhou seguidores dedicado no exterior em lugares tão improváveis ​​quanto a Inglaterra, Irlanda e Nova Zelândia, e até a África do Sul e o Quênia - onde alcançou o status de superstar. Ele foi nomeado Male Vocalist of the Year pela CMA em 1978. Embora conhecido por ser muito discreto e pela seu jeito suave de falar, Williams fez duas aparições no cinema - "W.W. and The Dixie Dancekings" de 1974 e "Smokey and the Bandit II" de 1980.

A década de 1980 não ficou muito atrás, em 1980 ele lançou "I Believe in You", seu maior sucesso comercial, que chegou ao topo da Hot Country Songs e foi seu único single a entrar na Billboard Hot 100. Foi nesse período que ele ganhou o apelido de "The Gentle Giant" por seu som brando. Os sucessos continuaram se acumulando ao longo do resto da década - "Stay Young", "If Hollywood Don't Need You (Honey I Still Do)" e "One Good Well". Seu último single a alcançar o topo da Billboard foi "Lord Have Mercy On A Country Boy" de 1991.


Embora a mudança nas rádios tenha abrandado o sucesso de Williams, ele continuou a se apresentar para multidões esgotadas na América e no exterior, fazendo uma turnê final em 2006. No entanto, a aposentadoria não estava nos planos do cantor, que retornou para a estrada em 2010 - no mesmo ano em que foi introduzido no Country Music Hall of Fame.

Em 2016, Williams decidiu que era o momento certo para sua performance final, de encerrar uma das mais bem-sucedidas carreiras da história da Country Music. "É hora de pendurar meu chapéu e curtir algum tempo de silêncio em casa. Sou tão agradecido pelos meus fãs, meus amigos e minha família por seu eterno amor e apoio", disse Williams, de 76 anos, em um comunicado. O ano passado também viu o lançamento final da carreira de Williams, um CD ao vivo e um DVD, ambos gravados na Irlanda. Em 2017, o cantor foi o tema de um álbum de homenagem, "Gentle Giants: The Songs of Don Williams", que incluiu performances de seus sucessos por artistas como Lady Antebellum, Chris Stapleton e Garth Brooks.

Ele morreu após uma curta doença de acordo com seus representantes.
Tecnologia do Blogger.