10 bandas da Espanha que você deve conhecer


No começo do ano tive a oportunidade de assistir a Moonshine Wagon, banda espanhola de Bluegrass, em Belo Horizonte e me surpreendi com a qualidade da banda ao vivo. Nessa época a banda fez diversos shows pelo Brasil e foi a primeira do Bufunfa Nikolaiko, que ajudou a fundar a Them Old Crap, como membro da banda. Dias depois escutei e revisei o álbum "Bedridden & Hellbound" da também espanhola Dead Bronco e decidi pesquisar mais sobre a cena musical de lá.

Encontrei as bandas que estou indicando aqui depois de muitas pesquisas e horas escutando diversas bandas. Os estilos são variados, tem Country, Bluegrass, Folk, Rock, Blues e algumas que misturam diversos estilos.

Espero que gostem.

A Dead Bronco está na ativa desde 2012 e já lançou três álbuns de estúdio, "In Hell" (2012), "Penitent Man" (2013) e "Bedridden & Hellbound" (2017). O Country da banda é muito influenciado pelos membros da família Williams, Wayne Hancock, Waylon Jennings e Merle Haggard, mas é a influência do Punk que torna as coisas mais interessantes. O Punk sozinho é, para mim, um dos estilos mais sem graça que já escutei, mas o resultado da junção dele com o Country é uma coisa maravilhosa.
A Moonshine Wagon surgiu em 2013 em Vitoria-Gasteiz, Espanha. Com a filosofia "um pouco mais rápido, um pouco pior", a banda faz uma mistura de Country, Bluegrass e Hillbilly bem acelerado e de muita qualidade. Em 3 anos, a banda gravou dois álbuns, "Folk You" (2015) e "Porca Miseria" (2017) e fez turnês pela Espanha e Europa, passando pela Reino Unido, França, Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Sérvia, e Brasil. A banda entrou no radar dos fãs brasileiros de Country/Bluegrass em 2016 com a entrada do Bufunfa Nikolaiko (contrabaixo e vocais), que já tocou na Them Old Crap. Tive a oportunidade de assistir o trio ao vivo e não parece que eles estão juntos a tão pouco tempo, a sintonia é visível e não fiquei impressionado com a qualidade das músicas da banda.

A Red Beard é o "nome fantasia" que o Jaime Jimenez Fleitas resolveu usar para divulgar seu trabalho. Originário das Ilhas Canárias, o Jaime é muito influenciado pelo Southern Rock e Country Rock, que formam a base do seu som juntamente com Blues e Folk. A partir desse ponto e além, a Red Beard difunde um mundo imaginário em que os fora da lei carregam as escrituras registradas em suas tripas. Como Johnny Cash costumava fazer, observando Jesus em chamas enquanto conhecia o próprio diabo. Os sons áridos, penetrantes e hipnóticos são a essência de seus três álbuns de estúdio, "Nobody's Gonna Bring Me Down Vol. 1" (2014), "Nobody's Gonna Bring Me Down Vol. 2" (2015) e "All or Nothin'" (2016).
A The Soul Jacket surgiu em 2004 em um porão em algum lugar entre as cidades de vigo e Nigrán, duas cidades bem próximas a fronteira de Portugal. O som da The Soul Jacket é inspirado por bandas americanas e britânicas de Rock do início da década de 1970. Durante anos a banda só fez shows e só em 2012 decidiu apostar em um álbum de estúdio. Desde então, a banda já lançou "Wood Mama" (2012), o EP "Gunpowder Valley" (2013), "Black Cotton Limited" (2014), o EP "Soul BBQ" (2016) e "The Soul Jacket" (2017). Ao longo dos anos o som da banda foi incorporando diversos elementos da Soul music, R&B, Funk, Blues, Country Rock e, óbvio, Southern Rock. Os caras sempre estão experimentando novos sons, aumentando seus limites, isso os torna diferentes das demais.
A Young Forest surgiu na internet, mais necessariamente em um fórum de banjoístas, em 2013. Javi Herrero, Frank Berjim e Salvador Daza vivam em cidades diferentes e mesmo assim decidiram criar uma banda influenciada por artistas clássicos e contemporâneas de folk americano e anglo-saxão, onde resgatam a música em seu estado acústico mais puro e com o som de seus principais instrumentos; guitarra acústica, banjo e violino a que somam a voz. O som da banda também traz influências do Country, Bluegrass e música irlandesa, de Bruce Springsteen a Bob Dylan, de Fleet Foxes a Mumford & Sons. "Roar!", debut da banda, foi lançado em 2016 e é uma estreia de peso e mostra que o trio tem futuro.
A Los Deltonos começou sua história em 1986, mas sua história começou muitos anos antes e já teve outros nomes antes disso como Adrenaline Blues Band, Los Sextones, Los Impostores, entre outros. Ao longo de sua trajetória a banda já lançou 13 álbuns e EPs, "Albert and the Blue Kings" (1989), "Tres hombres enfermos" (1990), "Bien, mejor" (1992), "Ríen mejor" (1996), "Sólido" (2003), "GT" (2005), o EP "Sixpack" (2007), "Buenos tiempos" (2008), "La caja de los truenos" (2011), "Saluda al campeón" (2012), "Salud!!"(2015), o EP "Sixpack vol. 2" (2016) e "Los Deltonos" (2017). No começo o som da banda era um R&B e com o tempo influências do Funk e Power Pop foram adicionados. Nos últimos álbuns, principalmente em "Los Deltonos", a banda se aproximou bastante do que chamamos de Americana.





A Arizona Baby surgiu em 2003 na cidade de Valladolid e já lançou 5 álbuns de estúdio, "Songs to Sing Along" (2005), "Second to None" (2009), "The Truth, The Whole Truth and Nothing but the Truth" (2012) e "Secret fires" (2014). A Arizona Baby é uma das principais bandas de Rock da Espanha, pode não ser a que mais vende, mas é uma das mais influentes da atualidade. Seu som muitas vezes é chamado de Indie Folk, mas ele é mais rico do que isso. Os caras inundam seus álbuns com referências ao Rock, Country e ao bom e velho som psicodélico dos anos 1970. Em 2011, a banda se juntou a banda Los Coronas para formar uma espécie de supergrupo chamado Corizonas, que já lançou 2 álbuns, "The News Today" (2011) e "Nueva Dimensión Vital" (2016), e é sucesso de crítica e público na Espanha.
A Pájaro surgiu em 2012 em Sevilha e tem como principal músico o guitarrista Andrés Herrera "Pájaro", que já tocou em uma das principais bandas da Espanha, a Pata Negra. O som da Pájaro é fruto de uma mistura inebriante de Rock, Country e Surf music, misturada com uma forte atmosfera tradicional das procissões de Páscoa em Sevilha e dos filmes Spaghetti Western dos mestres Sergio Leone e Ennio Morricone. A banda já lançou 2 álbuns de estúdio, "Santa Leone" (2012) e "He Matado al Ángel" (2016).
O trio Guadalupe Plata surgiu em Ubeda no ano de 2006 e seu som é baseado na força e simplicidade de suas guitarras, na ausência de sons eletrônicos e no surrealismo e escuridão de suas letras. A banda também é fiel aos seus instrumentos, como guitarras caseiras, ou um curioso baixo construído com uma bacia de zinco. Outra peculiaridade é sua maneira de gravar os álbuns, quase todos gravados no primeiro take, fazendo com que suas gravações durem apenas dois ou três dias. O som da banda é um Blues Rock com muitas influências do Punk, Psychobilly e Surf Rock, e já lançaram 4 álbuns, "Guadalupe Plata 2011" (2011), "Guadalupe Plata 2013" (2013), "Guadalupe Plata 2015" (2015) e "Guadalupe Plata 2017" (2017).
Originária de Sevilha, a The Milkyway Express começou sua carreira como uma banda de Blues Rock e aos poucos foi acrescentando um pouco de Folk aqui, Country Rock ali, umas pitadas de psicodelia e até algumas referências ao Southern Rock. A banda já lançou 4 álbuns de estúdio, "The Milkyway Express" (2009), "One Day in Summer" (2012), "PerroRosa" (2014) e "Malinche" (2017).
Tecnologia do Blogger.