Projeto Country Guitar Br quer fomentar o cenário da guitarra Country no Brasil


Por Guto Vighi

O Country Guitar Br é uma iniciativa que visa fomentar e consolidar o cenário da guitarra country produzida no Brasil.

A música Country já está presente no país há mais de 30 anos, por consequência já temos guitarristas estudando e se especializando nesse estilo há bastante tempo, seja atuando em bandas do estilo, de forma didática dando aulas, produzindo vídeo aulas, livros e workshops do tema e mesmo utilizando a linguagem para atuar como influência em outros gêneros musicais. 

A cena é muito amadora, não no sentido da qualidade dos músicos, mas na quantidade do material produzido e falta de um circuito dedicado e organização, então o Country Guitar Br é uma forma de fomentar esse mercado e incentivar a produção de material e de interesse do público em geral nesse estilo tão rico e interessante.

Em 2015 o Márico Alvez, incentivador do estilo há bastante tempo promoveu um concurso chamado Desafio Guitarra Country que gerou bastante interesse de guitarristas em geral para com o estilo. Como resultado disso, foi criado um Grupo de Whatsapp pelo Luiz Braido, outro incentivador do estilo, chamado Twang Town, que com o tempo foi crescendo e aglutinando mais músicos adeptos e simpatizantes do estilo. Algumas comunidades no Facebook também contribuem com a mesma função, como a GCM (Guitarra Country Moderna) criada pelo Marcio Alvez e a Guitarra Country criada por mim. 

Em 2016 o Twang Town promoveu uma jam virtual, que atraiu um bom número de participantes com ótimo nível na linguagem, e foi então que me surgiu a ideia de propor criação de um disco juntando várias obras autorais do estilo produzidas por aqui. 

A proposta foi aceita com entusiasmo por vários músicos frequentadores dessas plataformas citadas e outros atuantes no mercado Country, e só por isso conseguiu ser concretizada, como um esforço coletivo. 


A partir daí foram convidados outros guitarristas que me foram influência para de conhecer e estudar o estilo aqui no Brasil, gente que ao meu ver tem uma importância histórica para a difusão desse estilo de guitarra aqui no Brasil, músicos como Alvaro Gonçalves, que gravou a primeira vídeo aula de guitarra Country do gênero no país; Faíska Borges, conceituado guitarrista nacional quem sempre citou o Country como influência, gravou músicas do estilo em seus discos, e apresentou técnicas do estilo em suas diversas vídeo aulas gravadas; Flavio Gutok, músico pioneiro a voltar sua carreira na linguagem da guitarra Country aqui no Brasil; e Alex Fornari, que teve um tema autoral de Country instrumental escolhido como "Demo of the Month" pela revista Guitar Player Americana em novembro de 1997, que para a minha felicidade estes também embarcaram na iniciativa. 

O disco então tomou forma e registra de forma inédita no país músicas Country instrumentais autorais, com a guitarra como o instrumento principal e mostrando uma ótima diversidade de influências diferentes dos sub-gêneros do estilo, assim como uma ótima produção individual de cada um dos músicos envolvidos em suas respectivas faixas. As gravações foram feitas individualmente por cada participante do projeto e a masterização do trabalho final foi feita no estúdio Train Beat do Flavio Gutok. 

O disco físico será lançado no meio do ano, o digital estará em breve disponível em todas as grandes plataformas e as músicas também podem ser ouvidas na integra no site oficial do projeto. 

O Country Guitar Br não vai parar por aí, temos várias outras ações programadas, como concursos culturais, sorteios, evento de lançamento e mais novidades que serão divulgadas por aqui em breve. Fiquem de olho no nosso blog e agenda, que serão alimentados constantemente com conteúdo sobre o assunto, e novidades a respeito dos desdobramentos do projeto. 

É muito importante citar e agradecer as empresas parceiras que apoiam esse projeto: Estudio Berger, Guerra Guitars, Guv HandmadeMalagoli Captadores, Nordik Speakers, Pedrone Amplificadores, SGT Custom Guitars e Train Beat Estudio.
Tecnologia do Blogger.