Escutem Sad Clowns & Hillbillies do John Mellencamp


"Mellencamp is the one of the 10 best songwriters in music." Foi a partir dessa frase dita por Johnny Cash que despertou minha curiosidade em ouvir a música de John Mellencamp. E é desde 1976, data de seu primeiro álbum, que tal frase se consolida em meio a tantos discos já lançados, todos eles com grandes sucessos memoráveis aos adoradores do bom Rock, Folk e Country. 

Em Abril de 2017 – quase 3 anos após seu último disco de inéditas -, Mellencamp lança seu novo disco. "Sad Clowns & Hillbillies" veio para se firmar como mais uma prima e um clássico de Mellencamp. Recheado de tudo que há de melhor na música de Mellencamp, o álbum traz elementos de Folk e Country como protagonistas, participações de vozes femininas que fazem do disco mais que especial, demonstrando o quanto Mellencamp consegue fazer sua música se tornar moderna sem perder seu charme clássico.

O álbum se inicia com o clássico "Mobile Blue", uma regravação de uma de suas influências, Mickey Newbury, do seu álbum "Frisco Mable Joy" de 1971 (que de brinde, fica a dica para ouvirem). Música de letra que te leva para dar um volta até L.A., e a frase "I got them mobile blues today" na voz rouca de Mellencamp vai ficar martelando durante um tempo nos seus ouvidos. "Grandview", o carro chefe do álbum, veio com a pegada mais rock n' roll, no estilo bateria marcante e guitarra base e solo, com participação do grande Izzy Stradlin e da Martina McBride. Música empolgante que te envolve e provoca a aumentar o volume a cada segundo da música. "Indigo Sunset" aos meus ouvidos veio como a música mais bonita do álbum, com letra e melodia romantizadas e um lindo dueto de Mellencamp e Carlene Carter. "What Kinf of Man Am I", uma música linda em versão acústica e com a voz bem arrastada de Mellencamp, que é o principal elemento da canção.

"You Are Blind", é uma música leve, com violão bem notado, refrão marcante com o dueto Mellencamp/ Carter e uma harmônica que dá um tom bem sulista a música. "Damascus Road" veio com uma percussão e violão marcantes, com viradas que dão um charme especial na canção quando dizem no verso "down the road to Damascus road", e é a música onde o dueto Mellencamp/Carter mais utilizam a potência do seu vocal para enfatizar a letra com tema espiritual e religioso. "Early Bird Cafe" vai te fazer lembrar de Neil Young com sua guitarra barulhenta, a bateria e a guitarra base do Crazy Horse em seus trabalhos realizados juntos. A melodia da música é empolgante. Ouça no máximo, sério!

Em "Sad Clowns" Mellencamp força mais do que de comum sua voz, chegando a parecer muito o Bob Dylan nos dias atuais, quando começa a cantar a primeira estrofe da canção. "My Soul's Got Wings" é a penúltima canção do álbum e também conta com o dueto Mellencamp/Carter. É uma música alegre, bastante dançante, uma balada gostosa de ouvir, inspirada em Woody Guthrie com todos os elementos do Country desde o início até o fim da música.

John Mellencamp caprichou muito em "Sad Clowns & Hillbillies", agradando a todos os fãs, juntando todos os elementos que compõem sua carreira, Southern, Folk e Country em um só álbum. E obras assim são feitas somente por gênios da música, que conseguem prender todos seus fãs do início ao fim do álbum. 

Uma curiosidade do álbum é que a arte da capa é uma pintura feita pelo próprio Mellencamp, que também tem uma carreira nas artes visuais. Boa audição e boa viagem a todos com esse álbum recheado de lindas canções.


Ítalo Mendes
Ítalo Mendes, um aficionado por Rock n' Roll e todas suas vertentes, Blues e Jazz, Country e Folk e por consequente, estudioso de tudo isso. Cinema e esportes entram para completar o hall de paixões e lazeres. Psicólogo, cientista e acadêmico por formação.
Tecnologia do Blogger.