Desert Blues Clube agita o Blues em Mossoró


O Desert Blues Clube é um clube criado por amantes do Blues em Mossoró-RN em novembro de 2014 a fim de organizar encontros e divulgar a cultura do Blues na cidade e na região. O grupo começou a organizar encontros e reuniões em bares da cidade e organizando feijoadas para arrecadar capital já pensando em shows. Tudo na base do "faça você mesmo", através das feijoadas e venda de camisetas e acessórios do clube, o clube conseguiu organizar o primeiro show em abril de 2015 dando o ponta pé inicial como produtora. Isso tudo em Mossoró, cidade do interior do nordeste em que o Forró predomina e o apoio por parte de órgãos públicos ligados à cultura é quase nulo. Desde então a cidade tem uma agenda regular de apresentações de Blues organizada pelo Desert Blues Clube nos bares e restaurantes da cidade. 

O termo Desert Blues refere-se à música dos Mandinkas e grupos nômades no Deserto do Sahara. Por Mossoró apresentar um clima muito semelhante ao de um deserto, quente e árido, o nome Desert Blues Clube foi escolhido. Hoje o Desert Blues Clube também se organiza em prol do seu primeiro festival de Blues.

EVENTOS DE DESTAQUE

Show de fundação do clube

Em Abril de 2015 o primeiro show produzido pelo Desert Blues Clube foi o seu show de lançamento como marca e produtora, o artista convidado foi o cearense Allysson Dos Anjos que na época divulgava o seu EP intitulado "Violent Climax", além das músicas autorais Allysson Dos Anjos fez releituras de grandes clássicos do blues e de bandas que se influenciaram dessa fonte. Show memorável de fundação do clube do blues da cidade.

Cidadela Blues 

Projeto escrito pelo clube para o maior evento da cidade e um dos maiores eventos juninos do Nordeste, o Mossoró Cidade Junina. Dentro do evento, que anualmente consegue atrair 1 milhão de pessoas no mês de Junho, o Cidadela Blues em 2015 deu a oportunidade do público do evento ter uma experiência musical e histórica com o Blues apresentado pelo guitarrista Gustavo Cocentino e sua banda Blue Mountain de Natal-RN. O espaço Cidadela tenta representar a cidade nos anos 30 ao lado da Igreja São Vicente, que é um dos principais pontos famosos pelo confronto da cidade contra o bando do cangaceiro Lampião, um dos maiores fatos históricos de Mossoró.

Festival DoSol etapa Mossoró

Um dos maiores festivais de música independente do país que acontece em Natal-RN, o Festival DoSol, em 2015 na etapa em Mossoró, contou com bandas de vários estados do país, da cidade e da Europa. Na ocasião e em parceria com o Desert Blues Clube, o Blues fechou o dia do festival com o pernambucano Rodrigo Morcego, um dos maiores nomes do Blues e da guitarra Blues do Nordeste.

Kings Blues Night

Em 2016, o Desert Blues Clube trouxe pra Mossoró um tributo aos três Kings do Blues, BB King, Albert King, e Freddie King, o tributo foi apresentado pelo o bluesman Cláudio Oliveira de Fortaleza-CE, músico associado à Casa Do Blues. No show além dos grandes clássicos dos Kings do blues, Cláudio também apresentou suas músicas autorais que farão parte do seu primeiro trabalho solo que se encontra em produção.

Prévia Fest Bossa & Jazz etapa Mossoró

O Fest Bossa & Jazz já é um dos festivais mais tradicionais do país e acontece na praia de Pipa-RN, e que nos últimos anos tem realizado etapas em outras cidades, como Natal, São Miguel do Gostoso e Mossoró. Na história do festival, grandes nomes do Blues nacional e internacional já passaram pelo mesmo como Blues Etílicos, Jefferson Gonçalves, Artur Menezes, e Igor Prado, e internacionais como Coco Montoya, Eric Gales, Willie Walker e Shawn Holt and the Teardrops. Em 2016, na sua primeira edição em Mossoró, o Desert Blues Clube em parceria com o festival promoveu uma das prévias oficiais com a banda Blues Label (CE), uma das bandas de Blues mais ativas e históricas do Blues no Nordeste, uma noite inesquecível para os presentes.

10 anos do "Help The Dog" do Felipe Cazaux 

2017 marca uma década de um dos discos de Blues rock mais significativos do gênero no Brasil, o "Help The Dog" do guitarrista Felipe Cazaux, e em abril a festa foi com o Desert Blues Clube e o público de Mossoró. Já considerado artista da casa, Felipe Cazaux e sua banda tocaram o disco na integra e outros sucessos de seus outros discos, fazendo com que as 200 pessoas presentes se levantassem das mesas para curtir um baita show de Blues.

Caravanas

O clube organiza caravanas para prestigiar grandes festivais no estado e nos estados vizinhos, sendo uma ponte importante para os amantes da música em Mossoró terem a oportunidade de conhecer tais festivais como Canoa Blues (CE), Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga (CE), e Fest Bossa & Jazz (RN).


Links Úteis
Instagram: @desertbluesclube
Tecnologia do Blogger.