American Epic: uma viagem de volta no tempo para o Big Bang da música moderna


American Epic é uma viagem de volta no tempo para o Big Bang da música moderna. Devido à popularidade do rádio na década de 20, as gravadoras foram forçadas a deixar seus estúdios nas grandes cidades e viajar pelo país em busca de novos estilos e mercados. Em zonas de montanha, pradarias, aldeias rurais e guetos urbanos, uma riqueza de talentos foi descoberta e registrada. O impacto dessas gravações não pode ser subestimada; elas deram voz a muitos grupos étnicos que existiam na América.

Dos cantores Country dos Apalaches, guitarristas de Blues do Delta do Mississipi, coros gospel do sul, o Cajun da Louisiana, os grupos Tejanos da fronteira do Texas com o México, os bateristas nativos do Arizona e músicos do Havaí, todos eles foram capturados. Pela primeira vez um trabalhador das lavouras de algodão do Mississipi, um mineiro da Virginia ou um fazendeiro do tabaco do Tennessee puderam expressar seus sentimentos em forma de música e serem ouvidos em todos os lugares. Foi a primeira vez que a América se ouviu.


Com o intuito de resgatar algumas histórias desse glorioso período, o diretor Bernard MacMahon criou o documentário American Epic, transmitido em maio na BBC. O lançamento do documentário é acompanhado por uma variedade de gravações em áudio.

"American Epic: The Collection" (5CDs, liberado em 12 de maio) reúne 100 gravações originais dos anos 20 e 30, em uma qualidade de som sem precedentes. A coleânea é composta por músicas de artistas como Mississippi John Hurt, The Carter Family, Charley Patton, Jimmie Rodgers, Lydia Mendoza, Nelstone's Hawaiians, Big Chief Henry's String Band, Robert Johnson e muito mais.

"American Epic: The Soundtrack" (1CD / 1LP) é uma antologia com as 15 faixas que foram usados no documentário. A lista de músicas foi compilada pela Lo-Max Records e inclui faixas de Memphis Jug Band, The Carter Family, Charley Patton, Joseph Falcon, Lydia Mendoza e outros.

Além disso, várias compilações de artistas da época foram lançadas em formato digital: "American Epic:: The Carter Family", "American Epic: Memphis Jug Band", "American Epic: Mississippi John Hurt", "American Epic: Blind Willie Johnson" e "American Epic: Leadbelly". As compilações temáticas "American Epic: Blues" e "American Epic: Country" também estão disponíveis em formato digital nas principais plataformas de streaming.

Por fim, será lançado no dia 9 de Junho "American Epic: The Sessions", a trilha sonora do documentário "American Epic: The Sessions". Produzido pelo Jack White e T-Bone Burnett, o longa-metragem exibe artistas contemporâneos gravando músicas dos anos 20 com os instrumentos da época. Participam do longa os seguintes artistas: Alabama Shakes, The Americans, Ana Gabriel, Ashley Monroe, The Avett Brothers, Beck, Bettye LaVette, Bobby Ingano, Elton John, Frank Fairfield, Jerron “Blind Boy” Paxton, Los Lobos, Lost Bayou Ramblers, Nas, Pokey LaFarge, Raphael Saadiq, Rhiannon Giddens, Steve Martin & Edie Brickell, Taj Mahal, Jack White e Willie Nelson & Merle Haggard.

Tecnologia do Blogger.