Smithsonian Folkways lança coletânea com clássicos do Piedmont Blues


A coletânea "Classic Piedmont Blues from Smithsonian Folkways" é o 27º título da premiada série de clássicos da gravadora. A coletânea captura a essência do estilo com uma seleção de gravações indeléveis feitas ao longo de 70 anos. O lançamento oferece uma visão esclarecedora do estilo Piedmont. O álbum conta com artistas influentes como John Jackson, Cefas & Wiggins, Sonny Terry e Brownie McGhee, Doc Watson e muitos outros. Além disso, inclui um livreto de 40 páginas com notas e uma breve história do estilo que promoveu uma polinização cruzada entre as tradições.

Piedmont, que significa literalmente, "o pé da montanha", começou como um estilo de Blues centrado em Southern Appalachia, a partir da Virgínia através das Carolinas e no norte da Geórgia. A música foi varrida na maré da Grande Migração e levou para o nordeste através de Maryland e Washington, D.C., para Nova York.

Apesar da presença dispersa de tocadores de piano e harmônica, o Piedmont Blues evoluiu para um estilo guitar-driven. Além disso, mesmo quando as guitarras elétricas se tornaram disponíveis, o Piedmont Blues permaneceu uma tradição acústica. Ao contrário dos estilos de Blues que saíram de locais urbanos segregados, o Piedmont Blues desenvolveu-se em um ambiente mais rural, muitas vezes integrado, onde a transmissão de estilos e técnicas de tocar ocorreu mais livremente.

O conjunto de 21 faixas foi compilado a partir dos vastos arquivos do Smithsonian Folkways e anotado pelo historiador da música Barry Lee Pearson, que é professor da Universidade de Maryland, e já produziu outros três títulos da série clássica: "Classic African American Songsters", "Classic Harmonica Blues" e "Classic American Ballads".

Como em todas as compilações da Smithsonian Folkways Classic Series, "Classic Piedmont Blues" explora a amplitude e profundidade de um gênero com músicas incríveis e inesquecíveis. Ele também inclui notas que oferecem uma visão sobre os contextos culturais e históricos de cada seleção (Leiam aqui as notas).


Tecnologia do Blogger.