A lendária Lucille do B.B King


O ano era 1949 e em Twist, Arkansas, acontecia um show do B.B King. Como de costume, acenderam um barril de querosene para aquecer o ambiente, afinal, era inverno. Durante o show, dois homens começaram uma briga e, não mais que de repente, esbarraram no barril e o combustível se espalhou pelo local, que entrou em chamas quase que instantaneamente. 

Muitos correram para fora do local do show, inclusive o B.B King. Do lado de fora, e em segurança, B.B King lembrou que tinha deixado a sua guitarra do lado de dentro, não teve dúvidas, voltou para buscar. Afinal, qual era esta guitarra? Uma semi acústica Gibson ES-335, na cor preta, que ele havia pago 30 dólares. 

No dia seguinte, B.B King descobriu que ambos estavam brigando por uma mulher chamada Lucille, e desde então decidiu nomear a sua Gibson ES-335 preta (e toda e qualquer guitarra que viesse a possuir desde então) de Lucille, para sempre se lembrar de nunca mais fazer algo tão estúpido como entrar em um prédio em chamas ou brigar por uma mulher. 

Em 1968, B.B King lança o disco Lucille e a primeira música, de mesmo nome, deixa bem claro o porque desta Gibson ES-335 ser tão especial, além de ser a guitarra mais famosa e carismática da história da música.




The sound that you're listening to is from my guitar that's named Lucille.
I'm very crazy about Lucille.
Lucille took me from the plantation.
Oh you might say, brought me fame.
I don't think I could just talk enough about Lucille.

Sometime when I'm blue seem like Lucille try to help me call my name
Esse som que você está ouvindo é da minha guitarra que se chama Lucille,
e eu sou muito louco pela Lucille
Lucille me tirou das plantações,
Oh você pode dizer,me trouxe fama
Eu não acho que eu poderia falar o suficiente sobre Lucille
As vezes, quando eu estou triste parece que Lucille tenta me ajudar chama meu nome

Na comemoração de aniversário de 80 anos do Rei do Blues, em 2005, a Gibson lançou uma edição especial chamada "80th Birthday Lucille", com 80 cópias numeradas, sendo #01 a usada por B.B King.

80th Birthday Lucille lançada pela Gibson em 2005
O Rei do Blues usou esta guitarra até o ano de 2009, quando a mesma foi roubada. Sem saber do acontecimento, um fã de B.B King comprou esta guitarra em uma loja de penhores em Las Vegas. Após longa procura, a Gibson conseguiu entrar em contato com o fã que, atendendo prontamente aos pedidos, devolveu a guitarra para o seu verdadeiro dono, a qual nunca deveria ter sido subtraída, proporcionando assim um final feliz nesta história de amor. Uma bela história de amor entre um músico e seu instrumento que acaba por cativar muitas pessoas, sendo estas guitarristas ou não.

Bruno Bezerra é guitarrista e vocalista da banda Bronko Blues, do ABC Paulista. Apreciador da boa música e suas histórias, independente de rótulos, apaixonado principalmente pelo Blues e todas suas vertentes.
Tecnologia do Blogger.