O surgimento do termo Blues


Para esta primeira postagem escolhi escrever sobre o termo "blues".

De acordo com documentos, a primeira vez que o termo "Blues" foi usado por escrito, data de 14 de dezembro de 1862 por uma professora negra nascida livre no norte dos Estados Unidos. A professora Charlotte Forten alfabetizava os escravos da Carolina do Sul, ela registrou em diário seus sentimentos após assistir a uma missa da comunidade:

"Voltei da igreja com o blues. Me joguei em minha cama e pela primeira vez desde que cheguei aqui, me senti muito triste e miserável." Trecho extraído de um livro escrito pela própria professora, A Free Negro in the Slave Era (Uma Negra Livre na Era dos Escravos).

Creio que não haja outra forma de traduzir em sentimento o lamento dos escravos senão cantando e tocando Blues. Alguns anos mais tarde esses lamentos se transformaram no gênero musical que ainda hoje influência artistas de todas as esferas musicais.

Marcelo Ricardo Bueno é guitarrista e compositor na banda Midnight Wolves e administrador. Aficionado e colecionador de Blues e Jazz, mas principalmente de Blues.
Tecnologia do Blogger.