Latest News

16.2.17

Escutem Elwan da Tinariwen


Os malineses da Tinariwen lançaram "Elwan", seu sétimo álbum de estúdio. O álbum foi gravado nos estúdios do Rancho de la Luna, no desértico Joshua Tree National Park, na Califórnia em 2014, na França e finalizado em M'Hamid El Ghizlane, oásis no sul do Marrocos. O álbum contou com a participação do guitarrista Matt Sweeny (Johnny Cash, Iggy Pop), Curt Vile, Alan Johannes e Mark Lanegan (Queens of the Stone Age).

Os músicos da Tinariwen hoje podem ser considerados refugiados e utilizam sua influência para falar da situação da sua terra natal, o Mali. "O Tenere tornou-se uma planície de espinhos onde os elefantes lutam uns contra os outros, esmagando a grama macia sob os pés", canta Ibrahim Ag Alhabib em "Tenere Taqqal", lamentando o fato de sua terra natal ter se tornado um campo de batalha para lutas entre diferentes facções do seu povo. Ao mesmo tempo que lamentam a situação, a banda critíca seu povo em "Imidiwan N-Akall-In""Meu povo abandonou seus caminhos ancestrais, tudo o que resta é uma terra gemendo cheia de pessoas idosas e crianças. Oh, meus irmãos! Vocês estão no caminho errado"

"Elwan" é bem mais pessimista que seus antecessores e além das críticas já citadas, a banda fala da vida no deserto, na necessidade de água, o bem mais precioso naquele canto do mundo, da amizade e lealdade, do abandono da alegria e da situação dos idosos e das crianças. Como li em um comentário, "este é o verdadeiro Blues do deserto".

Esse é o segundo álbum da banda no exílio e eles fazem questão de mostrar como isso os entristece, mas existe esperança, eles ainda não desistiram do seu maior sonho, que é explicitado em "Ittus""Eu lhe pergunto, qual é o nosso objetivo? É a unidade da nossa nação".

Que a música da Tinariwen continue se espalhando pelo mundo e que um dia eles consigam voltar para a sua terra natal, para o povo que eles tanto amam.

Sobre o SRB

Nosso objetivo é levar o Southern Rock, Country, Folk e Blues para os ouvidos carentes de boa música em nosso país.