Conheçam a Vanguart


Há quase dez anos o garoto Helio Flanders criou uma banda imaginária em seu quarto em Cuiabá (MT). Depois da experiência frustrada de ter uma banda aos 14 anos (a glam Valium, que não durou um ano), ele dedicou-se ao violão e a compor para si mesmo. Tocando todos os instrumentos e gravando tudo sozinho, inventou o nome 'Vanguart' ao assistir a um programa de TV sobre Andy Warhol e batizou a tal banda de um homem só com o nome. Não gostou do primeiro disco que gravou ("Ready To…", de 2002), mostrou para uns amigos, mas logo engavetou. Logo depois, gravou o segundo disco ("The Noon Moon", em 2003) sem muito alarde e foi passar uma temporada na Bolívia. De lá, voltou para assumir a banda que inventara. Então mostrou as músicas para mais amigos, colocou algumas faixas online e decidiu tirar a banda da cabeça, arregimentando músicos de outras bandas da cidade. Flanders se uniu primeiro ao baixista Reginaldo Lincoln e depois ao guitarrista David Dafré, o tecladista Luiz Lazzaroto e o baterista Douglas Godoy.

O grupo começou a despontar para o resto do país no final de 2006, quando organizou suas músicas online no MySpace, na TramaVirtual – e passou a compor em português. Aos poucos, o nome da banda começava a despontar em algumas rodas de conversa, em vídeos no YouTube, em blogs de música – e seus primeiros shows no Rio e em São Paulo são bem recebidos, embora com alguma estranheza.

Os anos entre o quarto de Helio e o início da peregrinação pelos principais festivais independentes do país foram cruciais para que a banda ganhasse cancha de palco e intimidade com o público. Fora o fato de antecipar a nova onda Folk, que dominou 2008, em pelo menos um ano. Só em 2007 o grupo lançou seu primeiro disco, batizado apenas de "Vanguart", encartado na revista Outracoisa - publicação independente de Lobão.

O CD e DVD "Multishow Registro - Vanguart", gravado em dezembro de 2008 e lançado em 2009, foi baseado no primeiro trabalho do Vanguart. 

Durante 2010, a banda enfurnou-se em seu apartamento na Barra Funda em São Paulo para criar as canções do inédito "Boa Parte de Mim Vai Embora", que foi lançado em agosto de 2011.

O terceiro e, até o momento, último álbum de estúdio da banda, "Muito Mais que o Amor", foi lançado em agosto de 2013 e o sucesso foi imediato. Em 2016 a banda lançou "Muito Mais que o Amor Ao Vivo".

Tecnologia do Blogger.