Ok, the Allman Brothers Band...


Por I. Malforea*

Nas redes sociais existem ciclos: há fases em que assuntos são totalmente viralizados à exaustão e desaparecem, mas há algumas coisas que, mais discretas, vão e vêm de tempos em tempos. Um ótimo exemplo é o vídeo Ok, The Allman Brothers Band, uma bela animação criada pelo ilustrador nova-iorquino Brett Underhill, em 2010.

Em seu blog, Underhill conta detalhadamente todo o trabalhoso processo de composição do vídeo, que se inicia com a versão de 1971 (At the Fillmore East) da música Statesboro Blues. A partir daí temos vários cortes, indo e vindo na cronologia da banda, passando desde os tempos da formação original, com Duane Allman na guitarra até a última formação com o garoto-prodígio Derek Trucks fritando no slide.

O vídeo não para apenas nisso: há inúmeras referências a capas de disco (inclusive da carreira solo de Greg Allman)e outras canções durante o vídeo, fazendo um verdadeiro apanhado que faz os fãs sorrirem a cada nova descoberta. O autor diz, em seu blog, que fez aproximadamente quinze referências diferentes e desafia os fãs a encontrá-las. Interessante que também foram usados padrões de cor diferentes para cada época, de acordo com seus contextos (cores das capas dos discos, roupas da época, etc). Você consegue encontrar?

A Allman Brothers Band é uma das mais importantes bandas americanas e, provavelmente, a maior representante do Southern Rock, sendo uma pioneira que fez e faz escola até hoje. Teve vários de seus integrantes em listas de "melhores do mundo" e uma história turbulenta, como é de praxe no estilo. Vale a pena conhecer a fundo toda a sua obra.


*I. Malforea é baiano de Vitória da Conquista, historiador não-praticante, vocalista, compositor e produtor da banda Distintivo Blue. Curte chiptunes, podcasts, evita multidões e odeia falar ao telefone.
Tecnologia do Blogger.