Dipanas Blues 2016 promete agitar Pará de Minas


Começa amanhã o Dipanas Blues 2016, que vai até 20 de agosto em Pará de Minas, cidade localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, que se tornará mais uma vez a capital mineira do Blues com uma intensa e diversificada programação.

Realizado há 5 anos, o Festival Dipanas Blues seguirá os moldes da edição anterior, mas desta vez com um fôlego ainda maior, com diversas atrações distribuídas pelos espaços da cidade, entre oficinas gratuitas, pocket shows e shows abertos ao público.

Com essa perspectiva, o festival se amplia como um projeto social e cultural para a cidade. Segundo Wilson Caldas, produtor do evento, o objetivo inicial é divulgar o Blues e suas vertentes, porém, com a consolidação do festival, estabeleceu-se a necessidade de abranger um público maior, democratizando o estilo e facilitando seu acesso em diversos ambientes. "O festival ficou conhecido por realizar grandes shows de blues, rock e jazz, e agora ampliando sua área de atuação, usamos a música como instrumento para iniciativas sociais e culturais", destaca.

Uma grande novidade na edição deste ano será o projeto Blues na Praça, com um show aberto ao público na principal praça da cidade, levando assim, o Blues abertamente para a população. Além disso, se destaca também o lançamento do livro "O Som das Minas: Nas anotações de Malluh", do escritor e ator pará-minense José Roberto Pereira, que acontecerá no Museu Histórico da cidade, e o show de abertura no Teatro Municipal, sendo que este show será uma iniciativa de cunho social, onde o ingresso deverá ser trocado por 1 litro de leite desnatado para doação ao Lar dos Idosos Cidade Ozanan, de Pará de Minas.

Assim como na última edição, serão realizados workshops e oficinas gratuitos para os jovens músicos da região, ministrados pelos experientes músicos que se apresentarão no festival, como o músico Affonsinho, que nos anos de 1980 foi um dos fundadores do grupo Hanói-Hanói. Ele se apresentará no Dipanas Bistrô no dia 18.

O evento principal do festival e que encerra a programação, acontece no ambiente rústico e aconchegante do Bar do Lulu, com a apresentação de grandes nomes do Blues nacional, como Jefferson Gonçalves e Alexandre da Mata, além da grande atração internacional Harmonica Hinds, gaitista consagrado que apresentará o genuíno Blues vindo de Chicago, nos Estados Unidos.

Confira a programação completa do 5º Dipanas Blues Festival:

➔ QUARTA - 17 DE AGOSTO

20 horas - Show: Country Bumpkins - Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida

➔ QUINTA - 18 DE AGOSTO

20 horas - Lançamento do Livro: "O som das Minas: Nas anotações de Malluh" - Museu Histórico de Pará de Minas
17 horas - Oficina: Introdução e Prática na Improvisação do Blues - Dipanas Bistrô
21 horas - Show: Los Rabites Jazz Trio - Dipanas Bistrô

➔ SEXTA - 19 DE AGOSTO

17 horas - Oficina: A Guitarra no Blues – Dipanas Bistrô
21 horas – Show: Affonsinho – Dipanas Bistrô

➔ SÁBADO – 20 DE AGOSTO

17 horas – Worshop de Gaita – Bar do Lulu
21h30min – Show: Harmonica Hinds & Jelly Roll Boys with Bruno Marques - Bar do Lulu
23h30min – Show: Jefferson Gonçalves e Banda com Laudir de Oliveira - Bar do Lulu
1h – Show: Alexandre da Mata - Bar do Lulu

Os ingressos para os shows fechados e inscrições para as oficinas são limitados e deverão ser adquiridos com antecedência.
Tecnologia do Blogger.