Clássicos do Blues - Tin Pan Alley (Roughest Place In Town)


Publicado originalmente no blog The Blues Never Die

Esta canção tem uma história interessante. A maioria das pessoas conhece esta música a partir das versões de Stevie Ray Vaughan, Big Walter Horton, Louis Myers, entre outros, mas as raízes deste clássico remontam aos anos 1940. Embora Robert Geddins tenha ganhado a fama de autor da canção, havia uma gravação anterior dela com o pianista Curtis Jones pela Okeh Records em 1941. A letra da música com Jones difere um pouco das versões posteriores, mas a melodia é a mesma. Uma das fontes de "Tin Pan Alley" está na canção "Bad Avenue Blues" gravada também por Jones em 1937 e lançada pela gravadora Bluebird. Outra fonte está no blues "45 Pistol Blues" com Walter Roland, lançado em 1935 pela ARC Records. 


Assim como "Tin Pan Alley", "45 Pistol Blue" um bairro extremamente violento e com histórico de assassinatos brutais. O Blues é recheado de histórias envolvendo crimes com armas de fogo, seja relacionadas a disputas envolvendo jogatinas ou disputas sobre mulheres com um fundo histórico similar ao que de fato aconteceu com ícones como Sonny Boy Williamson e o lendário Robert Johnson, vítimas literais de locais violentos com os fatores jogatina e mulheres atrelados, como se descreve amiúde em canções do gênero. 

Ao que tudo indica "45 Pistol Blue" serviu como base das canções subsequentes, "Bad Avenue Blues""Tin Pan Alley" uma vez que foi gravada antes que as citadas em 1935. "45 Pistol Blue" foi gravada até pela lendária Lucille Bogan, entre outros. Há a possibilidade também de que Robert Geddins, conhecido como o autor de "Tin Pan Alley", tenha se apoderado da música de Curtis Jones e apesar da evidência, essa possibilidade nunca foi definitivamente confirmada. 

Com o lendário Stevie Ray Vaughan a canção acabou se tornando uma espécie de autorretrato musical, assim como se deu com "Texas Flood", que com o Texano parece ter ganhado a versão definitiva. Em postagens futuras voltaremos a abordar temas clássicos do Blues que retratam, assim como "Tin Pan Alley", de fatores como violência e disputas envolvendo jogatina e mulheres, temas muito recorrentes em canções do gênero.

Tecnologia do Blogger.