Clássicos do Blues - Rock Me Baby



"Rock me Baby", notório clássico do Blues, nasceu da canção "Rockin' and Rollin'" de Lil Son Jackson que foi ao longo do tempo sofrendo alterações à medida que era gravada por uma diversidade de artistas. 

A gravação mais famosa de "Rock me Baby" foi a interpretada por B.B.King (1964). A versão de B.B.King evidentemente é baseada na canção de Lil Son Jackson lançada em 1950. Apesar de serem diferentes instrumentalmente, as letras são praticamente idênticas. Muddy Waters também gravou a música em 1956 e como a de B.B. King, sua versão também tem como base a música de Jackson. 

Interessante ressaltar que mesmo "Rockin' and Rollin'" de Lil Son Jackson foi inspirada por canções de Blues anteriores. Muitas canções presentes no repertório do Blues dos anos 1920 aos anos 1940 apresentam combinações e expressões similares as encontradas em "Rockin' and Rollin'" e posteriormente "Rock me Baby"

Os termos Rock Me, Rock Me Baby, Rockin' and Rollin' foram amplamente usados em canções dos períodos citados. Um exemplo disso, é a música "Rockin' Chair Blues" de Big Bill Broonzy, onde a expressão Rock me Baby é frequente. A canção "Rock Me Mama" de Arthur Crudup é baseada em "Rockin' Chair Blues" de Broonzy, repetindo o mesmo refrão da anterior, usando no entanto Mama no lugar de Baby. "Roll Me Mama" de Curtis Jones compartilha expressões também presentes em "Rockin' and Rollin'". Portanto, todo esse fundo histórico foi fundamental para o nascimento de um dos maiores clássicos do Blues, "Rock Me Baby"

Esta canção Standard foi gravada inúmeras vezes por diferentes artistas, inclusive em estilos musicais distintos do Blues. Assim como "Rock Me Baby", inúmeros clássicos do Blues nasceram de antigas composições que ao longo do tempo sofreram mudanças e adaptações à medida que eram gravadas e interpretadas por diferentes artistas. Nós voltaremos a abordar canções que, assim como "Rock Me Baby", nasceram da junção e de idéias de antigas canções em postagens futuras.

Tecnologia do Blogger.