Clássicos do Blues - Help Me


Publicado originalmente no blog The Blues Never Die

Um blues padrão gravado pela primeira vez por Sonny Boy Williamson II em 1963. Este clássico nasceu de outra canção standard do Blues, a instrumental "Green Onions" (Booker T. & the M.G.'s.). Em outras palavras, a estrutura (base) harmônica de "Green Onions" acrescida de letra.

"Help Me" tornou-se um grande sucesso em 1963, alcançando a posição 24 na Billboard R & B. Em 1966 a canção foi incluída na compilação "More Folk Blues" de Sonny Boy Williamson pela Chess Records.


"Help Me" tornou-se uma espécie de auto-retrato musical de Williamson, sendo sempre anexada em seus discos devido a sua enorme importância e identificação com o grande gaitista. Em 1987, "Help Me" foi introduzida no Hall of Fame Foundation Blues na categoria Classics of Blues Recordings.

A música em suma fala de problemas corriqueiros do cotidiano, onde o interlocutor clama por ajuda para diversas situações manifestadas na letra, enfatizando a necessidade de auxílio com a expressão "I can't do it all by myself " (Eu não posso fazer tudo sozinho).

Um grande clássico, regravado inúmeras vezes por grandes expoentes do Blues como Magic Slim, mas que acima de tudo ficou definitivamente marcado como um tema emblemático assinatura de Sonny Boy Williamson II.

Publicado originalmente no blog The Blues Never Die
Tecnologia do Blogger.