Junho, o Mês de Apreciação da Música Afro-Americana

Voie Ferrée by Jano

Junho, o mês do São João, do forró, começou, certo? Bem, há controversas, como diria Pedro Pedreira na Escolinha do Professor Raimundo. De acordo com Obama, o presidente dos Estados Unidos, declarou o mês de junho de 2016 como "African-American Music Appreciation Month", ou Mês de Apreciação da Música Afro-Americana. 

Desde 1979, pelo presidente Jimmy Carter, o mês de junho é dedicado genericamente como Black Music Month, fruto de um lobby da indústria fonográfica interessada em vender mais discos. A cada ano, Obama muda o termo. É mais uma homenagem simbólica do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Na declaração, Obama diz que a música afro-americana está "entre as formas de arte mais inovadoras e poderosas que o mundo já conheceu" e também que ela "nos ajuda a imaginar um mundo melhor". A íntegra da proclamação pode ser lida no final da postagem.

Para comemorar esse mês simbólico, o Southern Rock Brasil, assim como outros blogs ao redor do mundo, irá homenagear ao longo do mês o Blues, um dos maiores legados da cultura afro-americana. Iremos postar em nossa página do Facebook vídeos, curiosidades e algumas matérias especiais que publicamos ao longos desses quase 6 anos de história.

Presidential Proclamation - African-American Music Appreciation Month, 2016


Uma parte vital da orgulhosa herança da nossa nação, a música Afro-Americana exemplifica o espírito criativo no âmago da identidade americana e está entre as artes mais inovadoras e poderosas que o mundo já conheceu. Ela nos acompanha em nossas vidas diárias, e tem tocado para fora em pontos de mudança na nossa história e demonstrou como nossas realizações como uma cultura andam lado-a-lado com o nosso progresso como uma nação. Durante o Mês da Apreciação da Música Afro-Americana (African-American Music Appreciation Month), honramos os artistas que, através desta música, trazem-nos juntos, mostram-nos um verdadeiro reflexo de nós mesmos, e nos inspiraram para alcançar a harmonia que está além de nossas lutas mais difíceis.

Canções de músicos afro-americanos abrangem a amplitude da experiência humana e ressoam em todos os cantos da nossa nação - animam os nossos corpos, estimulando a imaginação, e nutrindo nossas almas. Nas formas de transformar histórias reais sobre pessoas reais em arte, esses artistas falam com a emoção humana universal e a inquietação que mexe dentro de todos nós. A música Afro-Americana nos ajuda a imaginar um mundo melhor, e oferece a esperança de que vamos chegar lá juntos.

Este mês, comemoramos a música que nos lembra que nosso crescimento como nação e como a pessoas se refletem em nossa capacidade de criar grandes obras de arte. Vamos reconhecer os artistas por trás desta música incrível, que nos obrigou a levantar-se - para dançar, para expressar a nossa fé através da música, para marchar contra a injustiça, e para defender a promessa duradoura de liberdade e oportunidade para todos.

PORTANTO, Eu, Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos da América, em virtude da autoridade investida a mim pela Constituição e pelas leis dos Estados Unidos, proclamo junho de 2016 como o Mês da Apreciação da Música Afro-Americana (African-American Music Appreciation Month). Apelo a funcionários públicos, educadores, e todo o povo dos Estados Unidos para observar este mês com atividades e programas de conscientização e apreciação da música que é composta, arranjada, ou executada por afro-americanos.

Texto inicial retirado do site O Filho do Blues.
Tecnologia do Blogger.