Os melhores álbuns para iniciar alguém no Southern Rock


Antes que venham reclamar, a intenção não é criar uma lista de melhores álbuns. Muitas pessoas me pedem indicações de álbuns para conhecer um pouco mais sobre o Southern Rock, visando economizar meu tempo, fiz uma pequena lista com os 10 álbuns que julgo serem fundamentais para um fã novato.

Não é nem um pouco fácil pegar as discografias do Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, Marshall Tucker Band, ZZ Top, Outlaws, Molly Hatchet, Blackfoot, Blackberry Smoke, Whiskey Myers e só escolher um álbum, é uma tarefa cruel.

Vejam que trouxe duas bandas bem atuais, faço isso para mostrar que o estilo não morreu, que ele ainda está presente em nossas vidas, não só como uma recordação de um passado glorioso.

Postem nos comentários os álbuns que julgam importantes para um iniciante.



Eu poderia ter escolhido o "Eat a Peach" ou o "Brothers and Sistes", mas o "At Filmore East" é a síntese perfeita do que foi o Allman Brothers Band em mais de 40 anos de carreira: uma banda impecável e inigualável ao vivo.

Você acha impossível ficar animado o tempo todo em uma música com mais de 10 minutos de duração? Escute "You Don't Love Me", "In Memory of Elizabeth Reed" e "Whipping Post", suas noções de música instrumental, improvisação e solos serão atualizadas.



É impossível escolher outro álbum dessa banda, é impossível deixar "Can't You See" de fora de qualquer lista. A balada colocou a banda na história da música, mas o álbum não se resume só a ela, temos "Take the Highway", "See You Later, I´m Gone" e "Ramblin'", faixas que são clássicos da banda e mostram bem o que é o Southern Rock: uma verdadeira salada musical.



"Pronounced 'lĕh-'nérd 'skin-'nérd" ou "Second Helping"? O álbum de 1974 tem o clássico dos clássicos "Sweet Home Alabama", mas não é possível deixar de fora uma estreia como foi "Pronounced 'lĕh-'nérd 'skin-'nérd", esse é um álbum de uma banda que já nasceu perfeita. Dúvida?

Escutem "I Ain't The One", "Tuesday's Gone", "Gimme Three Steps", "Simple Man", "Free Bird" e me digam se essa não é uma das maiores estreias de todos os tempos. Na minha opinião, só fica atrás das estreias do Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Velvet Underground.



Eu poderia ter escolhido qualquer um dos álbuns lançado pela banda nos anos 1970 (exceto o "Tejas"), mas "Tres Hombres" é especial. Foi o álbum que me apresentou o ZZ Top, contém a música que mais amo da banda, "La Grange" e é o que fez a banda estourar e entrar para a história.

The Outlaws - The Outlaws (1975)


As bandas de Southern Rock sempre fizeram boas estreias, algumas lançaram álbuns que seriam embriões para clássicos, outras lançaram clássicos logo na primeira tentativa, que é o caso da The Outlaws. O álbum é regado de clássicos como "There Goes Another Love Song", "Song For You" e "Song in the Breeze".

É impossível falar em The Outlaws e não se lembrar da maravilhosa "Green Grass & High Tides", que além de ser o maior clássico da banda, é sem dúvidas uma das dez melhores faixas do estilo.



O "Flirtin' With Disaster" tem os dois grandes clássicos da banda, na minha opinião, mas o conjunto de "Molly Hatchet" é muito melhor. A banda soa muito como o Lynyrd Skynyrd em seu primeiro álbum, isso poderia ser ruim, mas não foi. A banda, assim como a maioria das que vieram depois do Lynyrd, não esconderam essa influência, mas nunca se limitaram a serem bandas covers com letras autorais.

A Molly Hatchet criou sua marca, um estilo que é fácil de reconhecer e que foi aprovado peloas fãs do estilo. "Dreams I'll Never See", "Gator Country", "The Creeper" e "Bounty Hunter" são clássicos eternos e ajudaram a colocar esse álbum no topo de qualquer lista de qualquer fã de Southern Rock.



O álbum de estreia da banda, "No Reservations", não foi nada que chamasse muito a atenção, o segundo, "Flyin' High", foi ruim demais. Uma sequência dessas desanimaria qualquer músico nos anos 1970, mas para a nossa sorte, a Blackfoot não desistiu.

Após dois álbuns fracos, a band lançou "Strikes", um álbum que tem diversos clássicos, "Train Train", "Highway Song", "Left Turn on a Red Light", "I Got a Line On You", "Wishing Well", "Road Fever", e que marcou o inicio de uma das melhores sequências de álbuns que o Rock já viu, sendo sucedido pelos ótimos "Tomcattin'" (1980) e "Marauder" (1981), que também devem ser escutados.

The Georgia Sattelites - Georgia Sattelites (1986)


Esse é o álbum que sempre gosto de indicar quando quero falar do Southern Rock nos anos 1980. No mesmo ano, a Kentucky Headhunters lançou o ótimo "Pickin' On Nashville", que poderia ser um dos indicados, mas tive que escolher um.

O álbum tem dois grandes hits, "Keep Your Hands To Yourself" e "Battleship Chains", mas o álbum não se resume somente a essas músicas, é um álbum bom do início ao fim. A capa não chega a passar muito do que é o álbum, vemos quatro caras com uma aparência Hard Rock 80s, mas quando paramos para ouvi-los, sentimos um Southern Rock encorpado, regado por Country/Blues.



Poucos álbuns me marcaram tanto como "The Whippoorwill". Ele foi a razão de eu ter dado continuidade ao meu humilde site, me fez ter esperanças de que a boa música não morrerá tão cedo. Hoje em dia sou um viciado em buscar novos sons e isso me fez abandonar os sons do passado, ainda respeito tudo o que foi lançado, mas "The Whippoorwill" me fez olhar para o presente com outros olhos.

As pessoas me perguntam se eu colocaria esse álbum em pé de igualdade com qualquer um dos lançados nos anos 1970, sempre respondo que ele é superior a 90% dos álbuns lançados pelas bandas de Southern Rock naquele período maravilhoso.



Álbuns de Southern Rock são cada dia mais raros, então nunca passou pela minha cabeça que "The Whippoorwill" algum dia fosse superado. Muitos não concordaram comigo em 2014 e não irão concordar agora: "Early Morning Shakes" é o melhor álbum de Southern Rock lançado nos anos 2000.

"Early Morning Shakes", "Dogwood", "Home", "Headstone", "Reckoning", "Lightning" e "Colloquy", são clássicos absolutos do estilo, na minha opinião. Eu nunca fui um saudosista, nunca aceitei a máxima de que a "boa música" acabou, sempre procurei novas bandas, novos lançamentos e álbuns como "Early Morning Shakes" me fazem ter certeza que não estou errado.
Tecnologia do Blogger.