As mulheres no Blues: a playlist


O Blues sempre foi um estilo dominado por homens, sejam eles negros ou brancos, do Sul dos EUA ou dos subúrbios britânicos. Nesse mundo em especifico, as mulheres sempre ocuparam pouco espaço, nunca levaram muitos créditos sobre as conquistas do estilo, mas elas tem um papel de grande importância na criação e popularização do Blues.

Me espantou bastante o feedback da lista 10 mulheres que influenciaram o Rock, onde cito mulheres que, lá nos primórdios, ajudaram a construir o que conhecemos como Blues e, consequentemente, ajudaram a influenciar o Rock e diversos outros estilos que surgiram no século XX.

Muitos fãs desconhecem a maioria das citadas, quando conhecem, não sabem a importância que elas tiveram para o Blues. Nos anos 1920, década em que o Blues começou a engatinhar, os primeiros sucessos foram gravados por mulheres, que também foram as primeiras estrelas do estilo, os homens tomaram conta bem depois, mas elas que deram o passo inicial. 

Não vou me estender muito, quero falar sobre essa discussão de gênero em outra postagem. Vamos ao objetivo dessa postagem.

Eu tenho uma necessidade muito grande de criar playlists para tudo, é um vicio, então decidi criar mais uma, dessa vez com mulheres que cantam e/ou tocam Blues pelo mundo. Elas não são poucas e tocam/cantam os mais variados tipos de Blues. Escolhi uma música de cada artista, se gostarem, procurem conhecer mais a história de cada uma.


Tentei incluir o máximo de nomes que conheço, sei que devo ter esquecido algo, por isso peço a colaboração de todos vocês.


Tecnologia do Blogger.