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5.3.16

Por que ninguém escuta minhas músicas?


Quase todas as bandas que divulgo no site, conheço após muitas pesquisas em plataformas de streaming, blogs especializados e sites de download irregular (o melhor lugar para se encontrar bandas/artistas que não sabem se promover). Você realmente acha que todas as pessoas irão buscar sua música dessa forma?

Eu sou um profissional da informação, trabalho buscando as melhores fontes, tenho centenas de sites categorizados em meus favoritos, sei onde buscar aquilo que quero, mas eu sou a minoria da minoria. Os ouvintes de hoje querem que sua música alcance eles, não querem perder seus preciosos minutos vasculhando sites atrás das suas belas composições.

Como fazer isso? Não irei falar do óbvio (compor, ensaiar, fazer shows, ter instrumentos de qualidade e etc.), o ponto aqui é a divulgação do que fazem.

1. Site


Redes sociais são legais, mas elas podem sumir da noite para o dia. O site é seu, é sua principal vitrine e só deixará de existir se você abandonar ele!

Não é nem um pouco complicado criar um site nos dias de hoje. Se você tiver grana, pague alguém, caso contrário, crie um blog (BloggerWordpress e Tumblr) ou utilize serviços gratuitos de construção de sites (Wix, Webnode, Yola, Jiimdo e Weebly). E não se esqueça de registrar seu domínio.

No site, crie algumas seções, biografia, vídeos, fotos, agenda, loja, contato e links para todas suas redes sociais.

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2. Redes sociais


Nada me irrita mais do que uma banda que não sabe administrar perfis de redes sociais. A coisa é simples: publiquem fotos de qualidade, escrevam uma biografia, cite suas influências, informe seus contatos e, o mais importante, publique todos os tipos de novidades relacionados a banda, não deixe seu público te esquecer.

Não precisa ter um perfil em todas as redes sociais, basta as mais populares: Facebook, Twitter e Instagram, estar em todas atrapalha, faz você perder o foco, então concentre-se nas mais populares.

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3. Plataformas de streaming


Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas. O streaming possibilita que um usuário reproduza mídia, como vídeos, que são sempre protegidos por direitos autorais, de modo que não viole nenhum desses direitos, tornando-se bastante parecido com o rádio ou a televisão aberta.

Muitos vinis e CDs são vendidos ao redor do mundo, mas a indústria e os ouvintes estão passando por uma enorme transição e parece que a minha geração está disposta a esquecer os dois formatos que cite no início desse parágrafo.

Sou usuário premium do Spotify desde o início de 2015 e de lá para cá, tudo mudou. Hoje tenho acesso a álbuns impossíveis de se encontrar para baixar e que me custariam muito caro para comprar. Digamos que a média de preços dos CDs seja R$20,00, façam o cálculo: no passado escutei cerca de 500 lançamentos no Spotify, tudo isso iria me custar mais de R$ 10.000,00, um valor que não estou disposto a pagar. Sabe quanto paguei para o Spotify ano passado? R$ 178,80!

Existem discussões sobre direitos autorais e muitas outras polêmicas jurídicas, mas não irei entrar nessas questões. O fato é que as pessoas querem tudo fácil, de forma imediata, não querem perder tempo e querem pagar pouco, por isso suas músicas devem estar nas plataformas de streaming.

Existem dezenas de serviços de streaming, o legal seria estar em todos, mas foque naqueles que custem nada ou pouco. As mais importantes são: Youtube, Spotify, iTunes, Deezer, Tidal, Rhapsody, Google Play, Soundcloud, Bandcamp e Reverbnation.

Mas prestem atenção: se você ainda não alcançou um bom nível de qualidade em suas gravações, não invista alto, coloque suas canções demo em plataformas como Soundcloud e Reverbnation, não coloque nas outras, isso pode te atrapalhar no futuro.

Para facilitar a vida das bandas, existem empresas especializadas em colocar suas músicas em todas essas plataformas. Algumas oferecem alguns serviços gratuitos, mas se for necessário pagar, paguem, é extremamente importante alcançar todos os possíveis ouvintes. 

Eis algumas empresas: ONErpm, CDbaby Tratore.

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4. Divulgue em blogs/sites especializados


Depois de todos esses passos, os ouvintes ainda não irão chegar em você com facilidade, falta você mostrar que sua banda existe para os sites que seus ouvintes seguem. Tenho certeza que você sabe o público que deseja alcançar, vivemos em um mundo segmentado, então escolha aqueles sites que seu público costuma visitar em busca de novos sons.

Essa parte é fácil: acesse o Google, escolha suas palavras-chave (blues site, blues blog, country site, country blog, etc.), acesse o máximo de resultados encontrados, analise o conteúdo dos sites e entre em contato com eles.

Mas por favor, não enviem textos e links sem nenhuma formatação, criem um press release, sigam esses passos e esses também, que tudo dará certo.

Sobre o SRB

Nosso objetivo é levar o Southern Rock, Country, Folk e Blues para os ouvidos carentes de boa música em nosso país.