10 músicos de Blues que influenciaram o Rock


Citando o Willie Dixon e sua frase que gera muitas discussões, o gaitista Flávio Guimarães diz que "existe praticamente nenhuma forma de música popular do século XX que não tenha sido influenciada pelo blues. Do jazz ao rock, passando pelo reggae, o blues 'contaminou' basicamente todas as manifestações musicais, inclusive a música brasileira. Sua aparente simplicidade faz com que alguns incautos o critiquem, ignorando que o julgamento da qualidade de uma manifestação artística não tem relação alguma com o grau de complexidade de uma obra."

Indo mais para o lado do Rock, existe uma pergunta que sempre fica no ar: o estilo existiria sem a influência do Blues? É complicado afirmar algo, principalmente pelo fato do Rock também ter sido influenciado por outros estilos, mas é fato que o Blues impactou fortemente nos "pais" do gênero, dando uma cara diferente a esse estilo musical tão amado.

Não vou entrar na velha discussão de quem criou o estilo, de quem gravou primeiro ou quem cunhou o termo Rock n' Roll, o objetivo aqui é falar da "água que eles beberam" para criar essa maravilha.

Não é minha intenção dizer que todos o roqueiros se inspiraram nesses dez músicos, mas são os dez mais citados e que tiveram um grande impacto na cultura do Rock ao longo das décadas.

B.B. King


A colaboração do B.B. King para o Rock é inestimável, não é uma referência do Rock mais roots, mas foi uma peça fundamental para o Rock dos anos 1960, a época do boom do estilo Ele é citado como uma das principais influências do Jimi Hendrix, no inicio da sua carreira, do Eric Clapton, Rolling Stones e uma geração inteira de músicos que começaram nos anos 1960 e muitos depois. 

A influência do verdadeiro King ultrapassa os limites do Blues e Rock, indo para o Hip Hop, Jazz e até Pop music.

Bo Diddley


Acho que posso dizer que ele foi um dos primeiros guitarristas a usar distorções e é o responsável pelo que chamamos de "Bo Diddley beat", que foi introduzido logo no seu primeiro single e seu impacto no Rock é incalculável. Escutem "Not Fade Away" do Buddy Holly, "Willie and the Hand Jive" do Johnny Otis e "(Marie’s the Name) His Latest Flame" do Elvis Presley, que foram as primeiras a utilizar essa batida criada pelo Bo.

Ele é citado como influência do Elvis Presley, Buddy Holly, Beatles, Rolling Stones, Yardbirds, Eric Clapton, The Who, Jimi Hendrix e muitos outros. 

Chuck Berry


Para muitos o Chuck Berry é o verdadeiro Pai do Rock, acho que é o concorrente mais comum do Elvis Presley nessa disputa. Certa vez o John Lennon disse que "se você tentar dar outro nome ao Rock and Roll, você pode chamá-lo de Chuck Berry". Até o Robert Christgau, o Dean of American Rock Critics, disse que o ele é o maior.

Ele é um músico do Rock, mas no inicio era mais um bluesman em Chicago, mais um negro tentando ganhar fama entre os brancos americanos. Era muito difícil diferenciar sua música do Blues, ainda mais em um período cheio de segregação, onde brancos não admitiam fazer o mesmo que os negros. Chuck é citado como a maior influência de dois guitarristas das duas das maiores bandas de Rock de todos os tempo: George Harrison e Keith Richards.

Elmore James


O Elmore James é um dos músicos mais influentes do Blues e teve suas canções regravadas centenas de vezes ao longo dos anos. Seu jeito único de tocar slide guitar, influenciou o Brian Jones dos Stones, John Mayall, Alan Wilson do Canned Heat, Jeremy Spencer do Fleetwood Mac, todos os guitarristas que já passaram pelo Allman Brothers Band, Steve Ray Vaughan, Frank Zappa e muitos outros.

Suas canções foram regravadas por Jimi Hendrix, Yardbirds, Eric Clapton, John Mayall & the Bluesbreakers, Fleetwood Mac, Taj Mahal, ZZ Top, Stevie Ray Vaughan, The Allman Brothers Bande muitos outros artistas de diversos estilos.

Howlin' Wolf


Junto com o Willie Dixon e Muddy Waters, o Howlin' Wolf ajudou a criar o que hoje chamamos de Chicago Blues, que serviu de influência para uma geração inteira de músicos de Rock, principalmente a brilhante geração britânica que surgiu nos anos 1960.

Ele ficou conhecido por sua grande técnica na guitarra, muito menos na gaita, sua voz era seu maior instrumento, um único e inigualável, a mais marcante do Blues em minha humilde opinião. Se você duvida disso, assista a performance de "Smokestack Lightning" de 1964, gravada em sua primeira turnê pela Inglaterra.

John Lee Hooker


O John Lee Hooker conseguiu atrair a atenção de fãs de Blues, Rock e Folk ao longo dos anos, é um daqueles músicos que conseguiram transpor os limites do seu estilo e é uma influência universal. O riff de "Boogie Chillen'" é impressionante, ele e suas diversas variações foram utilizadas em milhares de canções desde seu lançamento. Exemplos? "La Grange" do ZZ Top e "On the Road Again" da Canned Heat.

Eu gosto muito do review do Cub Koda do Allmusic, lá ele começa sua crítica da seguinte forma: "O riff que lançou um milhão de canções". Peguem a discografia do ZZ Top e contem quantas músicas tem essa levada, peguem as músicas de Boogie -woogie e de Blues Rock, esse riff vai aparecer muitas vezes.

Muddy Waters


Aqui o foco é só o Rock, mas o Muddy influenciou uma enorme variedade de estilos musicais. Para mim, ele é o grande responsável pela popularização do Blues no mundo. Outros levaram o estilo para fora do Delta, mas foi ele que levou o Blues para o mundo, para um patamar mais alto. Para perceber a importância dele, basta assistir "Cadillac Records".

Assim como os outros músicos citados, suas músicas foram regravadas à exaustão e inspiraram muitas outras. Você sabia que partes de "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin são adaptações de "You Need Love", escrita por Willie Dixon e gravada pelo Muddy?

Robert Johnson


Ele pode não ser o melhor guitarrista de todos os tempos, mas sem dúvidas foi o mais importante. O seu impacto não foi só relacionado ao seu modo de tocar guitarra, a sua história/lenda influenciou milhares de músicos e milhares de letras.

O engraçado é que ele não é muito citado como uma influência dentro do Blues, mas é amplamente citado no Rock. O Eric Clapton considera ele o "O músico de blues mais importante que já viveu." Robert Plant foi mais longe, dizendo o seguinte: "Robert Johnson, a quem todos nós devemos nossa existência, de alguma forma." Suas canções ainda são regravadas à exaustão por músicos dos mais diversos estilos.

T-Bone Walker


O T-Bone é uma inspiração de mão dupla: inspirou uma geração inteira de bluesman (BB King e Chuck Berry sempre citaram ele) e de roqueiros (Jimi Hendrix tocava a guitarra com os dentes por influência do T-Bone). Sua música mais conhecida, "Stormy Monday", foi regravada dezenas de vezes por músicos de peso, vide Allman Brothers, BB King e Eric Clapton.

Willie Dixon


É praticamente impossível falar de Blues e não citar o Willie Dixon. Ele foi uma influência para o Cream, Jeff Beck, The Doors, Led Zeppelin, Rolling Stones, Steppenwolf, Bob Dylan, Jimi Hendrix e muitos outros.

Ele não é conhecido por ser um grande instrumentista, se tornou uma lenda por ser um dos melhores compositores da sua época, tendo escrito centenas de canções, todas regravadas à exaustão desde suas composições. "Hoochie Coochie Man", "Spoonful", "I Just Want to Make Love to You", "Little Red Rooster", "My Babe", e "You Can't Judge a Book by the Cover" são alguns exemplos.
Tecnologia do Blogger.