Faixa a Faixa: Ari Frello comenta No Caminho


É muito bom poder compartilhar um pouco desse processo tão importante e sem dúvida um dos meus preferidos que é compor para um álbum. Como havíamos falado em nosso bate papo em 1999 à convite de um estúdio de gravação, eu aceitei o desafio de trabalhar como compositor profissional e quem atua neste ramo não pode escolher muito, o que aparece a gente tem que encarar; jingles, trilhas e composições para diversos segmentos. Devido a essa experiência, criei um processo de composição  bastante pessoal e dentro do mesmo um dos cuidados que eu tomo é de tentar manter os temas das canções com uma certa relação.

01 - O melhor de tudo

Essa faixa fala basicamente de um cotidiano familiar. Aquele almoço em família feito com todo o esmero no intuito de se reunir e aproveitar os momentos de comunhão com as pessoas que amamos. Mediante a alguns estudos, aprendi que para uma primeira faixa o ideal não é uma música com melodia e letra muito forte, isso é bom deixar mais para o meio do álbum. Sempre quis gravar um ragtime e é típico deste ritmo falar de assuntos do cotidiano.


02 - Infância

Essa segunda canção é a melhor do CD para muita gente, coisa que me impressionou e me levou a uma certa reflexão; a infância da minha geração realmente marcou todos nós. A minha pretensão com a canção Infância era agregar junto com outras canções um lado folk em minha carreira.


03 - Castelos de areia

Essa música fala sobre a nossa falsa impressão de poder que temos durante a vida. Somos enganados pelo nosso ego e posições de destaque ao longo de nossa caminhada. A vida é efêmera e o ser humano se ilude facilmente. 


04 - No caminho

Música título deste terceiro álbum tem como tema a capacidade de cada um em lidar com as dificuldades e continuar caminhando. Sou leitor da bíblia e Filipenses 4:12 me serviu de inspiração para compor essa letra. "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade."


05 - Continuar a seguir

Resiliência, capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. É a continuação da música título do CD com um estilo mais " Skip James"


06 - Minhas certezas

Essa música eu fiz para Deus. Uma homenagem sobre a relação de cuidado que Deus tem por mim durante várias épocas da minha vida. 


07 - Em paz

Estar certou ou ser feliz? Eu escolhi ser feliz com as pessoas que eu amo. Basicamente é este tema que eu abordo nessa canção.


08 - Seu tempo

Reforçando o lado folk que eu queria introduzir neste CD, a letra dessa música fala sobre encontrar a paz e o amor nos dias difíceis de nossa existência.


09 - Feliz mais uma vez

Homenagem que faço a minha amada. A minha companheira e que nunca desistiu de mim mesmo nos piores momentos.


10 - Maior que tudo

Da mesma forma que a mentira engana, mascara, cria mundos ilusórios sobre algo ou alguém a verdade liberta, trás a realidade à tona, mostra quem é quem. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32

Tecnologia do Blogger.