20 filmes sobre Blues para você assistir


Um tempo atrás comecei a encontrar algumas listas com filmes sobre Blues. Não gostei de todas, então decidi criar a minha própria lista. Alguns vi só trailers e li algumas críticas, principalmente os mais antigos, mas para quem é fã, será uma bela lista.

Separam um fim de semana, comprem pipoca, cerveja e se divirtam.

B.B. King the Life of Riley (2012)

Ele não nasceu ídolo. Uma vida dura, dedicação e a sinfonia da paixão é que fizeram dele o Rei do Blues. Essa é a verdadeira história americana contada por um menino órfão do coração do Delta do Mississippi, que chegou ao estrelato da música em todo o mundo e inspirou uma geração de fãs contra todas as probabilidades.





Bessie (2015)

Queen Latifah interpreta a lendária cantora de blues Bessie Smith nesta produção da HBO Films, dirigido pelo aclamado cineasta Dee Rees. Uma cinebiografia da "Imperatriz dos Blues", Bessie Smith. O caminho que a levou de uma infância simples no Tennessee ao estrelato como uma das principais divas da música norte-americana. 





Black Snake Moan (2006)

Lazarus (Samuel L. Jackson), ex-músico, um homem de fé intensa que foi abandonado por sua esposa há pouco tempo, encontra uma jovem ferida à beira da estrada e decide ajudá-la. Ao conhecer Rae (Christina Ricci), que é dependente química e ninfomaníaca, os dois começam uma amizade improvável, unidos pela perda, pelo desejo e, principalmente, pela busca por redenção, embalada pelo som do Blues.




Blues Brothers (1980)

Após deixar a cadeia Jake reencontra seu irmão Elwood e juntos vão para o orfanato onde foram criados. Lá eles descobrem que o local será fechado se uma dívida de US$ 5 mil com a prefeitura não for paga. Como a freira que dirige o orfanato não aceita de forma alguma dinheiro ganho desonestamente, Jake e Elwood decidem por retomar a The Blues Brothers Band, na intenção de realizar um grande show e arrecadar a quantia necessária para pagar a dívida.



Cadillac Records (2008)

1947. A Chess Records é um pequeno estúdio musical, localizado na parte sul de Chicago. De início trabalha o blues, tendo como principais ícones Muddy Waters e Little Walter. Chuck Berry , um dos precursores do rock, também gravou nele. Leonard Chess é o produtor do estúdio e tem um ouvido refinado para identificar diferentes tipos de música. Ele acredita que pode ganhar dinheiro ao assinar com talentos ascendentes do meio musical, como o compositor Willie Dixon e Howlin' Wolf. Leonard os trata como se fosse parte de sua família, o que não é algo simples pela grande quantia gasta para que esta situação aconteça. Quando Chuck Berry é preso, ele decide apostar no talento de outra cantora: Etta James.

Crossroads (1986)

Eugene Martone é um jovem e talentoso guitarrista que está buscando uma canção de sucesso para alcançar o estrelato. Ele pede ajuda a Willie Brown, um veterano músico de blues, e o segue até sua cidade de origem. Aprendendo a arte do blues, o jovem não sabe que está a caminho de uma encruzilhada, onde um dia o velho negociou com o demônio sua alma em troca de fama.




Genghis Blues (1999)

O documentário capta a história de Bluesman cego Paul Pena. Depois de um encontro com a fama e sucesso na década de 1970, a fortuna de Pena desapareceu. Paul ouviu uma transmissão de canto difônico enquanto cantava para fazer frequências mais altas mais distinguíveis, essencialmente, tornando possível cantar duas notas ao mesmo tempo. Pena, ao longo de vários anos, aprendeu sozinho o canto difônico. Ele finalmente assistiu a um concerto de canto difônico e depois do concerto impressionou um dos músicos, Kongar-ool Ondar, que o convidou para visitar Tuva, uma província da Rússia, um país outrora independente e a casa do canto difônico, para cantar no festival trienal realizado no país. A viagem toda é capturado no documentário, assim como a extraordinária mistura de culturas e música.

Honeydripper (2007)

1950, Alabama. Tyrone Purvis é o dono de um bar que, endividado, busca um meio de trazer a clientela de volta ao local. Para atingir seu objetivo ele agenda um show com um famoso guitarrista de blues, que não comparece. Em seu lugar sobe ao palco Sonny Blake (Gary Clark Jr.), um jovem com passagem pela cadeia que produz um som mais elétrico.





Hugh Laurie: Down by the River (2014)

O documentário, dirigido por John-Paul Davidson em 2011, acompanha o ator e músico britânico Hugh Laurie, conhecido pela premiada série Dr. House, em uma jornada pelas origens do jazz e do blues nos Estados Unidos, enquanto grava seu álbum de estreia "Let Them Talk". Durante a viagem, que vai do Texas até New Orleans, ele mostra a riqueza artística da região, conta histórias de ícones do gênero e participa de encontros de folk, country, blues e jazz.



Lackawanna Blues (2004)

Lackawanna, Nova York, 1956. Rachel "Babá" Crosby é a dona de uma pensão, que tinha um coração bondoso em meio a muita música, uísque, urina, vômito, sangue, loucura e caos. Ela ajudou no parto de Ruben Santiago Jr., sendo que pouco se ouviu do choro do recém-nascido e dos gemidos da mulher, que transava com Bill Crosby, um mulherengo incorrigível que era casado com Rachel. Após a separação dos pais de Ruben, que era negro por parte de mãe e hispânico por parte do pai, o menino é criado com todo o carinho por Rachel e Bill (este de forma bem menos devotada). Ruben cresce testemunhando o mundo musical do soul e do blues, conhecendo várias pessoas que, por uma razão ou outra, estavam marginalizadas. Rachel os ajudou da melhor forma possível e, apesar dela ter pouca instrução, educa Ruben de tal forma que recebe uma instrução diferenciada, que o distingue dos outros negros que frequentam sua pensão. Mesmo tendo boas notas, dois assistentes sociais querem arrumar um pretexto para Ruben morar numa casa "normal", mesmo com ele dizendo que é feliz ao lado de Rachel. É quando Bill decide tomar uma atitude inédita.

Lady Sings the Blues (1972)

O filme narra a vida da Billie Holiday, tendo como base a autobiografia homônima dela lançada no ano de 1956. Produzido pela Motown Productions para a Paramount Pictures, o filme traz Diana Ross no papel principal.







Leadbelly (1976)

A história segue Leadbelly durante os primeiros anos, quando trabalhava para ser um cantor/compositor muito famoso. Em flashbacks, segue-se o seu primeiro casamento, suas viagens para vários lugares, incluindo um bordel, e narra as muitas vezes em que ele começou a ter problemas com a lei, incluindo o desembarque na prisão por um assassinato acidental.





Mo' Better Blues (1990)

Bleek Gilliam sonhava desde criança em ser músico, mas sua mãe insistia para que ele não largasse os estudos. Já adulto, ele torna-se um trompetista de sucesso e forma a sua própria banda de jazz. No entanto, sua rivalidade no palco com Shadow Henderson e seus problemas com mulheres levam Bleek a conhecer o fracasso. 





Ray (2004)

Em 1932 Ray Charles nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.

Rejoice and Shout (2011)

Rejoice and Shout traça a evolução da Gospel Music através dos seus diversos estilos musicais - o início dos hinos, os quartetos à base de harmonia de quatro partes, a integração de blues e swing no Gospes, o surgimento do Soul, e a mistura de elementos do Rap e Hip Hop. A música gospel também anda em sintonia com a história da cultura Africano-americana - escravidão, o trabalho na plantação, o êxodo para as grandes cidades, a Depressão, a Segunda Guerra Mundial, os direitos civis e a chegada ao poder. Rejoice and Shout conecta a história da cultura Africano-americana com o Gospel.


Sounder (1972)

Os Morgans, uma família amorosa e forte de meeiros negros na Louisiana em 1933, bem no meio da Grande Depressão, enfrentam uma crise familiar grave quando o marido e pai, Nathan Lee Morgan, é condenado por um crime mesquinho e enviado para um campo de prisioneiros. Depois de algumas semanas ou meses, a esposa e mãe, Rebecca Morgan, envia o filho mais velho, com cerca de 11 anos de idade, para visitar seu pai no acampamento. A viagem torna-se algo como uma odisseia para o menino. Durante a viagem, ele permanece por um tempo com um professor negro dedicado.

The Blues - A Musical Journey (2003)

Com produção assinada pelo consagrado diretor, Martin Scorsese, essa é uma série que conta a história do Blues, de uma maneira poética! São sete documentários, cada um dirigido por um diretor diferente, abordando diversos momentos e movimentos do blues: Feel Like Going Home, de Martin Scorsese; The Soul of a Man, de Wim Wenders; The Road to Memphis, de Richard Pearce; Warming by the Devil’s Fire, de Charles Burnett; Godfathers and Sons, de Marc Levin; Red, White and Blues, de Direção de Mike Figgis; e Piano Blues, de Direção de Clint Eastwood.


The Search for Robert Johnson (1991)

Esse é um documentário apresentado por John Hammond, e produzido e dirigido por Chris Hunt. Nele, Hammond viaja através pelo Deep South americano para saber mais sobre a data e o local de nascimento, informações sobre os pais da lenda do Blues, seu desenvolvimento musical precoce, performances e viagens, romances, seu "pacto com o diabo," sua morte, a descoberta de possíveis descendentes, e a incerteza sobre o lugar onde Johnson está enterrado.



What Happened, Miss Simone? (2015)

A vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, o documentário faz um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.






Who Do You Love? (2008)

A história de vida do lendário produtor musical Leonard Chess, fundador da Chess Records, a gravadora que ajudou a popularizar o Blues durante os anos 1950 e 1960.
Tecnologia do Blogger.