Floodwood - This Is Life (Review)


A Floodwood é uma banda de Progressive String Band/Newgrass. O que? É assim que a banda gosta de chamar seu som, mas para aqueles que não se familiarizam muito bem com essas definições, ai vai uma explicação.

O termo "string band" se tornou muito popular lá dos anos 20 e 30 do século XX, diversas bandas surgiram nessa época e são consideradas as precursoras do Bluegrass e Country. O violão, mandolin e double bass eram os instrumentos mais comuns dessas bandas. O termo "newgrass" ou "progressive bluegrass" começou a ser usado nos anos 60 para classificar o som de bandas mais progressivas que começaram a surgir no Bluegrass. Essas bandas traziam diversos elementos externos para o Bluegrass, bateria e instrumentos elétricos, entre outros, e até hoje é muito popular nos EUA.

No Newgrass, cada banda traz algo diferente para seu som, depende muito das influências dos membros da banda, mas a maioria das que conheço seguem para o lado das jam bands, The String Cheese Incident e  Yonder Mountain String Band são belos exemplos. A Floodwood traz esses elementos das jam bands em diversos momentos de suas canções, não é preciso escutar o álbum para saber dessa influência, basta conhecer um pouco de jam bands e ler o nome de dois membros da banda: Al Schnier e Vinnie Amico.

A maioria das pessoas não tem ideia de quem sejam esses dois caras, o que é uma pena. Ambos são membros da moe., uma das jam bands mais populares dos EUA e uma das melhores, foi por causa deles que conheci a Floodwood. Além deles, a banda é formada por Jason Barady, Nick Piccininni e Zachary Fleitz, todos músicos experientes e com anos de estrada.

É magnifico escutar Newgrass, essas bandas misturam duas paixões minhas, Bluegrass e jam sessions. Ao longo de "This Is Life" temos diversos ótimos momentos, em "Caught" e "Gravel Yard" escutamos a influência das jam bands com mais força; "North Country Winds" é uma homenagem às origens da banda; "Stomp It", "Spoon Kicks" e "Whiskey after Breakfast" me fizeram imaginar como deve ser essa banda ao vivo.

"This Is Life" é um álbum muito bom de se escutar, ele acaba, recomeça e você nem percebe. Fico imaginando essas canções ao vivo, deve ser um show magnifico de se assistir. Quem tiver essa curiosidade, acessem a página da banda no Archive.org, lá tem mais de 40 gravações ao vivo da banda.

Tecnologia do Blogger.