10 álbuns fundamentais para iniciantes no Bluegrass


Demorou, mas finalmente o Cesar Benzoni da São Paulo Bluegrass Music Association enviou uma bela lista de 10 álbuns que podem ajudar aqueles que querem se aprofundar mais no Bluegrass.

Leia as outras postagens da série Álbuns Fundamentais



1- Bill Monroe - "Antology"

Este álbum apresenta um apanhado das músicas mais famosas do pai do bluegrass, Bill Monroe. É a primeira chave para se conhecer o estilo em sua mais pura essência.






2- Flatt & Scruggs - "Greatest Hits"

Como o próprio nome diz, maiores hits de Flatt & Scruggs. "The Ballad Of Jed Clampett" e "Flint Hill Special" não ficam de fora.







3- Jim & Jesse - "Dixie Hoedown"

Este é um álbum lançado em 2003 com as gravações dos irmãos Jim e Jesse McReynolds pela Starday Records. A interpretação da música "Dixie Hoedown" neste álbum é de emocionar. As gravações datam de 1958 a 1959.





4- The Stanley Brothers - "An Evening Long Ago: Live 1956"

Esta preciosidade só foi lançada em 2004, mas trata-se de uma sessão histórica. Em 1956, os irmãos Carter e Ralph Stanley entraram em um estúdio em Bristol, VA, e o produtor e compositor Larry Ehrilich, por ja ter ouvido o duo na rádio e em shows, resolveu grava-los com o único microfone que havia disponível. O resultado são 20 músicas em um álbum intimista e diferenciado, aonde além de composições próprias, eles executam diversos temas tradicionais. Muitas das gravações deste álbum são unicas, não havendo qualquer outro registro ao vivo.

5- Ricky Skaggs - "Bluegrass Rules!"

Depois de um bom tempo passeando pelo country pop, em 1997, Ricky Skaggs volta para sua raíz com o álbum "Bluegrass Rules!". A frase inicial do disco é "Country rocks, but bluegrass rules!". Gravações modernas e arranjos sofisticados sem abandonar a pegada tradicional em grandes clássicos de Bill Monroe, Ralph Stanley, Earl Scruggs entre outros. Ele é acompanhado por sua incrível banda "Kentucky Thunder".

6- New Grass Revival - "The Best of New Grass Revival"

Esta é uma coletânea de 18 faixas de uma das bandas que modernizou o bluegrass. Ouvi-lo é a maneira perfeita de perceber as mudanças e inovações que ocorreram no estilo (baixo elétrico, variações ritmicas, efeitos, percussão, etc).

7- Alison Krauss - "Alison Krauss + Union Station Live"

Não da para não ter este álbum duplo! Lançado em 2002 pela Rounder Records, foi inevitável que fizessem este disco pois a popularidade de Alison estava subindo no mercado pop (mesmo sendo uma artista de bluegrass) e Dan Tyminsky (cantor e multi-instrumentista da banda) havia sido a voz de George Clooney ao cantar Man of Constant Sorrow no filme "E aí,  Meu Irmão, Cade Você?". O álbum apresenta canções de toda sua carreira. A voz angelical de Alison junto a seu violino e à banda Union Station fazem deste, um disco fundamental pra quem quer conhecer o bluegrass e sua evolução.

8- Del McCoury Band - "The Cold Hard Facts"

Del McCoury Band é uma das bandas que se mantém no bluegrass tradicional e que parece soar cada vez melhor pelo seu virtuosismo (sem exesso), arranjos vocais (high lonesome) e musicas proprias. The Cold Hard Facts é um dos tantos albuns fantásticos da banda, mas julguei esse o ideal para conhecer a sonoridade deles.

9- Rhonda Vincent - "Ragin' Live"

Neste show, Rhonda Vincent e sua banda "The Rage" apresentam composições próprias, alem de clássicos não apenas do bluegrass mas da country music tradicional como Jimmy Rodgers, Carl Jackson e Dolly Parton. É o tipo do álbum easy listening.

10- Punch Brothers - "Who's Feeling Young Now?"

Pra finalizar está sessão dos 10 discos de bluegrass que você tem que ter, coloquei este álbum "Who's Feeling Young Now?" dos Punch Brothers. Lançado em 2012, o bluegrass apresentado aqui é totalmente progressivo. Mostra a versatilidade de uma instrumentação clássica de bluegrass, até aonde se pode chegar. O bandolinista Chris Thile ja fazia isto muito bem com a banda Nickel Creek e em seus trabalhos solos, mas aqui a equipe esta bem completa e entrosada para este trabalho. Arranjos riquissimos são encontrados aqui.

Assim encerramos esta série dos 10 albuns que você precisa ter para conhecer um pouco do bluegrass, sua história e evolução. Partindo desses 10, vocês encontrarão inumeros albuns e artistas maravilhosos que fazem com que este estilo esteja sempre em constante renovação. 

Cesar Benzoni
Tecnologia do Blogger.