Million Dollar Quartet - O primeiro supergrupo


Em 4 de dezembro de 1956, Elvis Presley foi fazer uma visita a Sam Phillips no estúdio Sun Record, enquanto Carl Perkins estava no estúdio gravando novas faixas, com Jerry Lee Lewis dando apoio no piano. Cash também estava no estúdio e os quatro começaram uma jam session de improviso. Essa reunião ficou conhecida como Million Dollar Quartet, o primeiro supergrupo.

Sam Phillips nunca foi conhecido por ser um bobo, então deixou, sem querer, um aparelho de gravação ligado. Fora isso, ele viu naquela "reunião" uma oportunidade de publicidade para seus músicos e gravadora, então ele ligou para um jornal local, o Memphis Press-Scimitar, e o editor do Jornal, Bob Johnson, foi para o estúdio acompanhado por Leo Soroca, da United Press International, e um fotografo. No dia seguinte Johnson publicou um artigo com o título "Million Dollar Quartet" e nele estava a famosa foto com o Elvis no piano e rodeado por Lewis, Perkins e Cash.

Em 1969, Shelby Singleton comprou a Sun Records e seu vasto catálogo. Após algum tempo de pesquisa, Singleton encontrou uma parte da gravação daquele 4 de dezembro de 1956 e foi lançado na Europa pela Charly/Sun em 1981 como "The Million Dollar Quartet" e continha 17 faixas. Anos depois o restante das gravações foram encontradas e lançadas em 1987 como "The Complete Million Dollar Session" e em 1990 foi lançado pela RCA nos EUA como "Elvis Presley - The Million Dollar Quartet".

Em 2006, quando a gravação completou 50 anos, a RCA lançou uma edição de aniversário com 12 minutos de material inédito, provenientes de uma cópia que o Elvis Presley tinha. Os materiais lançados somam 46 faixas e a maioria delas estão incompletas. Não são gravações perfeitas, não foram feitas para serem lançadas e venderem milhões, uma pena, era apenas uma reunião de amigos que, felizmente, foi registrada.

Tecnologia do Blogger.