Lynyrd Skynyrd - Street Survivors (Review)


O "Street Survivors" foi o ultimo álbum de estúdio da formação clássica do Skynyrd e o único com a participação do guitarrista Steve Gaines. O álbum foi praticamente gravado duas vezes e lugares e épocas diferentes, o que possibilitou que em 2008 o álbum fosse relançado com praticamente todas as musicas em versão demo.

A participação de Gaines é notável, seja em algumas parecerias com Van Zant como "You Got That Right" (onde o vocal é dividido) e "I Never Dreamed", ou com musicas próprias como "I Know a Little" e "Ain’t No Good Life". O fato é que Gaines foi uma injeção de animo na banda, como relatou uma das Honkeetts anos depois.

O "Street Survivors" foi lançado em 17 de novembro de 1977, apenas três dias antes do trágico acidente de avião, e é até hoje o álbum do Skynyrd com melhor desempenho nas paradas, chegando a quinto lugar. Em apenas dez dias após seu lançamento, recebeu o certificado de ouro, pouco depois recebeu o de platina e anos depois o duplo de platina.

A capa do disco original trás a banda envolta por chamas, com Steve no centro e a sua esquerda Ronnie, com sua já famosa camisa do "Tonight the Night" do Neil Young. Após o acidente, a capa foi substituída - a pedido de Judy Seymour, a viúva de Ronnie Van Zant - onde antes havia chamas, não ha mais nada, a capa apresenta apenas a foto da banda em um fundo todo preto. Como a troca foi feita pouco apos o lançamento do album, a capa original tornou-se uma verdadeira raridade.

Abrindo o álbum esta "What is Your Name", uma agitada e divertida musica sobre a vida de um "rock star", limusines, Champanhe e mulheres. Trabalhada com vários Riff, o que é uma característica da banda, a musica trás também um suporte com instrumentos de sopro alem de solos contagiantes. A faixa é até hoje executada pelo Skynyrd, é um dos maiores hits da banda e numero certo nas apresentações.

Em seguida vem "That Smell", uma verdadeira "porradaria" de guitarras, solos e solos sequentes, simultânea, alternados, lentos, rápidos, todo tipo. Uma canção sobre dois acidentes distintos sofridos pelos guitarristas Allen Collins e Gary Rossignton.

Em 1976 Gary Rossington bateu seu recém comprado carro em um carvalho, sob o efeito de drogas e álcool o guitarrista relatou diversas vezes o forte cheiro de oleio que sentiu naquela noite. O acidente atrasou a turnê, mas rendeu a Collins e Van Zant a inspiração para a canção. "Whiskey bottles and brand new cars, oak tree you're in my way." Não é por nada que esta musica se tornou um dos maiores hits da banda, é de longe uma das melhores composições, tanto quanto sua letra quanto seu instrumental.

A terceira faixa é "One More Time", uma balada com uma leve pegada country. Gostosa e calma, o destaque fica para o trabalho em slide de Gary Rossington. A musica não apresenta a tão característica explosão de guitarras, mantendo-se regular. Em seguida vem "I Know a Little", composta por Steve Gaines antes de entrar para o Skynyrd. A faixa já se inicia com um rápido e contagiante Riff de guitarra, com uma pegada mais dançante é praticamente impossível ouvir essa faixa sem ao menos bater o pé no ritmo. O consistente solo de slide de Steve Gaines e o belo solo de piano de Billy Powell coram a faixa.

A quinta faixa é "You Got That Right" da parceria de Steve Gaines com Ronnie Van Zant. A musica, a exemplo de sua antecessora, é agitada e divertida com forte participação do slide de Steve Gaines. Aqui, Ronnie divide o vocal o que da um efeito e tanto na musica e mostra a potencia da voz de Steve. Em seguida, mais uma parceria Gaines e Van Zant. "I Never Dreamed" apresenta uma sequencia de riffs e uma introdução ligeiramente longa, com pouco mais de um minuto, onde se ouve perfeitamente o trabalho das três guitarras (é sensacional). Calma, com sua base no violão e praticamente sem bateria, a faixa trans uma leve pitada de country. No final é uma musica gostosa, uma das poucas musicas de amor do Skynyrd.

"Honky Tonk Night Time Man" é a sétima musica do álbum, uma canção country de Merle Haggard. Com uma forte presença do piano de Powell alem de seu belo solo aos 02:29. Seguido por um slide cortante. A oitava e ultima faixa é "Ain’t No Good Life" um blues forte onde Steve Gaines mostra todo seu talento como compositor, cantor e guitarrista.

Por fim, "Street Survivors" foi um marco na história do Southern Rock. Até hoje, o álbum mais bem colocado do Skynyrd nas paradas, portador de vários clássicos e tido por muitos como o melhor trabalho, o trabalho mais maduro, da banda.
Tecnologia do Blogger.