Little Freddie King - Chasing Tha Blues (Review)


É possível fazer um grande disco de blues nos dias atuais? "Chasing Tha Blues", do bluesman Little Freddie King mostra que sim! Lançado recentemente, no início de 2012, pela MadeWright Records, trata-se de um álbum carregado de uma sonoridade à Chicago blues, que remanta aos anos 60 ou 70.

Nascido em uma pequena cidade do Mississippi e radicado em New Orleans, Little Freddie King, primo do lendário bluesman Lightnin' Hopkins, possui uma técnica que faz dele um tocador de blues de alto nível, ainda que não seja tão conhecido pela grande mídia. Obviamente influenciado por Freddie King (um dos três grandes “Kings” ao lado de Albert King e B.B. King), Little sabe muito bem o que faz.

O disco é cru, trazendo justamente elementos que fizeram o blues ser tão amado por gente como Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan. Little Freddie possui uma voz envelhecida, algo lamentosa, e uma guitarrada que remonta à época em que bluesmans como Muddy Waters eletrizaram o blues! Uma banda eficiente o acompanha: a harmônica é assumida por Robert Lewis diTullio e a cozinha fica por conta de "Wacko" Wade Wright na bateria e Anthony "Skeets" Anderson no baixo (o baterista assina a autoria de várias das músicas do disco). Greg "Laid Back" Shatz assume as teclas em algumas faixas.

Já nas primeiras notas de "Born Dead" que remonta à música de mesmo nome do bluesman J. B. Lenoir, temos alguns indícios do blues de Little Freddie King. Um acompanhamento tradicional, pontuado pela intervenção da harmônica, dita o ritmo dessa música, cuja letra fala das dificuldades que enfrentam os negros que nascem no Mississippi.

O apito do trem anuncia a animada "Louisiana Train Wreck", no melhor estilo John Lee Hooker, enquanto uma levada algo preguiçosa dita o ritmo de "Crackho Flo". Harmônica e guitarra trocam figurinhas em "Pocket Full Of Money" (em um tema que soa sacana). Em "Got Tha Blues On My" ouvimos uma bluseira em que a guitarra de Little Freddie chora suas notas entre os versos. "Back In New Orleans", que abre com uma dobradinha entrosada entre guitarra e baixo, possuiu uma atmosfera mais melancólica, cadenciada pelo piano.

"King Freddie's Shuffle" nos apresenta um delicioso tema instrumental em que as notas da guitarra são embaladas pelo ritmo animado ditado pela cozinha e pela harmônica. O clima também é quente na descontraída "Great Great Bamboozle", caracterizada por uma guitarra swingada e por sons de gongo chinês!

"Night Time In Treme" e "Bywater Crawl" são outras canções instrumentais. A primeira é um blues arrastado em que harmônica e guitarra nos brindam com vários solos e riffs. A segunda, movida por uma guitarra suja, nos dá algumas pistas do "porquê" do blues ter sido influência decisiva na sonoridade de bandas como Rolling Stones e The Who.

"Standin' At Yo Door", em uma levada tradicional, é pontuada por riffs e solos guitarrísticos. Destaque para a voz lamentosa de King (ao final, ouvimos alguns uivos do bluesman). 

"Mixed Bucket Of Blood" destoa do resto do disco já que traz uma sonoridade moderna calcada em sintetizadores e outros sons eletrônicos. Tecnicamente, não é um blues, mas nem por isso é preciso torcer o nariz. Nervosa, ao som de sirenes e de uma voz feminina ao fundo, a canção evidencia que ritmos contemporâneos como o rap e o hip hop tem suas raízes no velho blues.

"Chasing Tha Blues" soa como se tivesse sido gravado há vários anos. Um disco que deve ser apreciado por aqueles que gostam do blues feito pelos autênticos bluesmans. E é com algo na alma, que podemos constatar que Little Freddie King é realmente um grande tocador de blues! 

Confira mais sobre a fera: http://vimeo.com/35639074

Faixas:

01. Born Dead (Newton Greer)
02. Crackho Flo (Wacko" Wade Wright )
03. Louisiana Train (Wreck Wacko" Wade Wright)
04. Got Tha Blues On My Back (Wacko" Wade Wright)
05. Pocket Full Of Money (Freddie Matin)
06. Back In New Orleans (Wacko" Wade Wright)
07. King Freddie's Shuffle (Little Freddie King)
08. Great Great Bamboozle (Little Freddie King)
09. Night Time In Treme (Freddie Matin)
10. Bywater Crawl (Freddie Matin)
11. Standin' At Yo Door (Freddie Matin)
12. Mixed Bucket Of Blood (Freddie Matin)

Anderson Lobo
Tecnologia do Blogger.