Cadillac Records


Mais uma vez recebi uma ótima indicação de filme, dessa vez foi do João Victor Uzer. Ele me indicou o filme "Cadillac Records". O nome não nos acrescenta muito e o cartaz dele menos ainda, pois podemos ler o nome da Beyoncé, que eu nem sabia que tinha um Knowles depois do nome. Mas tudo isso engana os leigos.
Na capa aparece três personagens do filme, três personagens principais da história do Blues. Adrien Brody interpreta o lendário Leonard Chess, fundador da Chess Records a primeira gravadora a contratar cantores negros de Blues, temos também a Beyoncé Knowles que interpreta a Etta James e Jeffrey Wright que interpreta um dos maiores nomes da história do Blues, Muddy Waters, primeiro músico da gravadora.

O filme conta a história da Chess Records e ai surge a pergunta: Mas o nome do filme não é Cadillac Records? O nome do filme é esse por causa do sonho que o Leonard Chess tinha, ele queria ter uma vida financeiramente estável e um Cadillac. Ao longo do filme o Leonard presenteia vários de seus músicos com Cadillacs. Dai o nome do filme.


Contar a história da Chess Records é a mesma que coisa que contar a história do Blues de Chicago, não é possível se separar uma coisa da outra. Mesmo que o filme seja baseado em fatos reais, o seu valor histórico, principalmente para as novas gerações, é enorme.

A Chess Records durou pouco, foi fundada em 1950, vendida em 1969 e fechada em definitivo em 1975, mas o seu legado é enorme. Por lá passaram alguns dos maiores nomes do Blues como os já citados Muddy Waters e Etta James, Chuck Berry, Bo Diddley, Willie Dixon, Buddy Guy, John Lee Hooker, Howlin' Wolf, Jimmy Rogers, Little Walter, Sonny Boy Williamson II e Koko Taylor.


No filme também temos o Cedric the Entertainer como Willie Dixon, Columbus Short como Little Walter, Eamonn Walker como Howlin' Wolf e Mos Def como Chuck Berry.

Assista o filme, tenho certeza que quando você terminar de assistir será ainda mais fã de Blues e se você não for, vai ter vontade de conhecer esse estilo e se tornar mais um apaixonado.

Tecnologia do Blogger.