10 álbuns fundamentais para iniciantes no Blues V - Delta Blues


Listar dez álbuns fundamentais do Delta Blues tem duas grandes dificuldades, uma é a escassez de material, não é que o Delta tenha produzido pouco, pelo contrario, a lista de bluesman do Delta é gigantesca, mas por terras tupiniquins a dificuldade de se encontrar um material referente a esses nomes é de proporções homéricas, e a outra dificuldade é a aquisição, quando se encontra um bom material, é extremamente caro. Então, essa lista tentou priorizar os nomes, mais que uma lista de discos, segue uma lista de nomes dos bluseiros mais importantes para a difusão do Blues em seus primórdios. 

Blind Lemon Jefferson - King of the Country Blues

Existem muitos cegos na historia da musica que se tornaram verdadeiros gênios, sobre tudo no Blues e Jazz, Blind Lemon Jefferson é mais um dos cegos do blues. Jefferson nasceu no Texas, não é oriundo do Mississipi, no entanto o seu blues do delta influenciaria ninguém menos que B.B. King. Blind Lemon Jefferson era mais inclinado ao country que os músicos do delta, talvez devido a sua origem texana. Jefferson tinha fama de mulherengo, o que para muitos o levou a morte. O seu atestado de óbito alega um ataque do coração, mas como no Blues nunca se tem uma única historia sem um rumor ou lenda, alguns acreditam que Jefferson teria sido envenenado por uma namorada ciumenta. Em "King of the Country Blues", encontram-se os principais sucessos de Blind Lemon Jefferson, um musica não muito popular por nossa terra, mas de extrema influencia no blues.

Tommy Johnson - Complete Recorded Works

Tommy Johnson é mais uma lenda do Blues, mais um grande nome que teria tocado com Son House, Chaley Patton e influenciado Muddy Waters e Howlin' Wolf. Pouco se sabe sobre Tommy, mas acredita-se que ele tenha sido um dos principais nomes a definir o som do Delta. Há lendas referentes a Tommy Johnson muito semelhante às lendas de Robert Johnson, de que Tommy teria vendido sua alma em uma encruzilhada a fim de alcançar o sucesso no Blues, sua voz poderosa e sua peculiar forma de tocar violão, tocando de costas para o publico e bebendo de tudo - há quem diga que Tommy bebia até álcool etílico, se isso fosse a única coisa disponível - fizeram de Tommy Johnson uma lenda no Sul. Se Tommy Johnson teria feito mesmo o pacto como Robert Johnson supostamente faria anos depois, não se pode afirmar, mas dizem que Tommy teria pedido para ter sucesso no Blues, e de fato teve, mas Robert teria pedido para ser o maior bluesman da historia, e de fato o é, até hoje. 

Eric Clapton – Me and Mr. Johnson

Pode parecer meio inusitado a presença do senhor Clapton em uma lista de Delta Blues, no entanto, esse disco de 2004 é uma das maiores homenagens a um dos maiores nomes do Delta Blues. Clapton é um grande fã de Robert Johnson, e gravou esse álbum fazendo regravações e versões de antigos clássicos de Johnson, eletrificando algumas musicas mantendo outras acústicas ou mudando arranjos, o fato é que se você quer conhecer um pouco do Delta Blues, escute o que Clapton fez com alguns dos hinos do gênero nesse disco, apresentando a muitos o que foi o Delta anos e anos atrás.

Varios artistas – The Rough Guide to Bottleneck Blues

"The Rough Guide to Bottleneck Blues" é o que o seu nome sugere, um verdadeiro guia. É sabido que o slide é uma técnica fundada no blues, embora hoje muitos roqueiros usem, mas antes de se vender slides prontos em lojas de instrumentos, os músicos improvisavam com garrafas quebradas ou vidros de remédios. A forma de tocar slide no Delta é completamente diferente de qualquer slide de qualquer lugar do mundo, nesse álbum você consegue perceber isso fácil. Com musicas de Robert Johnson, Blind Willie McTell, Muddy Waters e outros grandes nomes do slide, esse álbum serve perfeitamente como um guia pelo slide, técnica que ajuda a definir o Delta como nenhuma outra.


Blind Willie Mctell – The Early Years - 1927-1933

Willie Mctell nasceu na Georgia, cego de um olho e perdendo a visão aos poucos, virou mais um Blind da historia do Blues. Com a morte de sua mãe e sem seu pai desde a infância, Willie vagou pela estrada vivendo de seu Blues, sua influencia no Blues moderno é indiscutível, a sua musica mais famosa talvez seja "Statesboro Blues" que ficou famosa pela interpretação do Allman Brothers Band anos depois. É extremamente difícil encontrar qualquer material de qualquer musica listada aqui, mas fica a dica do nome, são todos extremamente importantes para a história do blues e para a sua difusão.

 Mississippi John Hurt – The Immortal Mississippi John Hurt

John Hurt é uma figura do Blues pelo fato de ser um sobrevivente. Era mais que comum no Blues, os músicos viverem como viajantes e se encontrando diversas vezes, mas John Hurt não viveu assim, vivia sua vida longe das cidades tocando em festas e trabalhando no campo, só teve seu merecido sucesso anos depois quando redescoberto por um estudioso de musica, o mais curioso quanto a Mississipi John Hurt é que o fato de viver sem viajar ele não sofreu influencia de outros bluseiros da estrada, o que lhe permitiu desenvolver uma técnica própria e única de tocar, o jeito de John Hurt – que só ganharia o nome de Mississippi após a sua fracassada gravação nos anos 20. Com o seu "re-descobrimento"” nos anos 60, Mississippi John Hurt virou um símbolo do Delta Blues, um ícone de um gênero que se acreditava estar morrendo. 

Varios Artistas – Mississipi Moaners

Esta é uma coletânea impressionante, ela trás algumas das gravações mais antigas do blues, você consegue ouvir o chiado do vinil rolando pela faixa, é sensacional. Son House, Charley Patton e Mississippi John Hurt – uma de suas gravações dos anos 20 – são os principais nomes desta coletânea que trás apenas músicos oriundos do Mississipi. A essência do Delta esta ali nos gemidos do blues na lama do Rio Mississipi. 



Robert Johnson - King of the Delta Blues Singers

Não se pode falar de Blues do Delta sem mencionar Robert Johnson, não que Johnson tenha inventado o gênero, longe disso, mas foi sem duvida um dos músicos mais influentes de sua época, um dos poucos superstars do blues sujo pelas lamas no Mississipi. Robert Johnson viveu pouco e gravou menos ainda, pouco mais de 30 gravações sendo algumas faixas repetidas. Poderíamos facilmente citar a "The Complete Recordings de Robert Johnson", mas essas "super coletâneas" são extremamente caras e difíceis de encontrar por aqui, então vai uma dica mais fácil, o "King of the Delta Blues Singers". Nesse álbum você encontra todo que de a fama de bluseiro endiabrado a Robert Johnson.


Son House – The Original Delta

Robert Johnson foi um dos maiores nomes do blues, até hoje é referencia aos maiores nomes do Rock’n Roll, mas Johnson teve um mestre: Son House.

Se você assistiu o "Stop Breaking Down", você viu como Johnson andava com House. Son House era um dos bluesman que viajava o sul de trem em trem, de bar em bar bebendo whisky e tocando um blues com seu parceiro, Willie Brown e seu velho violão Dobro. Com sua poderosa voz – House antes de tocar o Blues pregou como pastor, então sabia propagar sua voz como poucos – e sua técnica de slide, Son House era famoso, no entanto, após a morte de Willie Brown, House largou a carreira. Até que foi redescoberto por um grupo de pesquisadores, o que o motivou a voltar a tocar. Em "The Original Delta" você encontra gravações de House já velho, o que modifica sua voz, dando um tom mais cansado, mas sem tirar sua potencia.

Charley Patton – Founder of the Delta Blues

Se Robert Johnson é o "Pai do Rock" – como muitos dizem – Charley Patton é o avô. Johnson é de longe o bluesman mais influente da historia, mas não foi o primeiro. Patton foi o primeiro grande astro do blues, muito antes de Muddy Waters desfilar seus cadillacs pelas ruas e antes ainda de Johnson cantar as mulheres alheias, Charley Patton fazia sua fama. Ha historias de que um jovem Son House pegando carona em um vagão de trem, teria ouvido um som, era um homem correndo uma faca pelas cordas do violão e depois o fez com uma garrafa, foi quando Son House teria descoberto o Slide. São historias, mas o que seria do blues sem elas? O fato é que Charley Patton foi o primeiro astro do blues e o primeiro a abrir as portas para muitos outros. A exemplo do ocorrido com Robert Johnson, nos poderíamos citar o The Definitive, que é uma série de 3 CDs com todas as gravações de Patton, mas é de uma dificuldade suprema encontrar qualquer material dele, então o "Founder of the Delta Blues", seria uma pedida melhor, embora seja uma dificuldade colossal encontrar também.
Tecnologia do Blogger.