Marshall Tucker Band - A New Life (Review)


"A New Life" é o segundo álbum de estúdio da Marshall Tucker Band, lançado em 1974. Esse é mais um review do Windson Dantas, guitarrista da Colorado Rocky Mountain.

Review faixa a faixa:

01 - "A New Life": Ao ouvir esta intro com um belo timbre de guitarra setentista ao melhor estilo fingerstyle (Toy Caldwell não usava palhetas para tocar guitarra) você logo imagina que vem algo muito bom pela frente ao decorrer deste segundo álbum dos caipiras de Spartanburg. Quando entram os vocais anasalados de Doug acompahnados pela suave e melódica flauta do senhor Eubanks você percebe que parte do DNA da banda esta ali, vocal e flauta são características marcantes do MTB, enquanto bateria, baixo e guitarra seguram um rítimo seguro e preciso, é possível escutar ao fundo um violão, piano e uma percusão essa que é feita por Doug Grey. Nesta canção também como uma de suas características, o solo de flauta que muito bem elaborado antecede o sutil e sem exageros solo de guitarra do capitão Toy Caldwell. Chegando ao fim, com um ritmo empolgante e as notas agudas de Doug Gray nos fazem acreditar que o MTB manteve a sonoridade e fidelidade ao estilo do primeiro álbum.

02 - "Southern Woman": Com uma levada cadenciada e um vocal melancólico, alguma coisa me faz lembrar os seus colegas do Allman Brothers Band, com um riff de guitarra marcante sempre tendo como resposta a guitarra de McCorkle e um slide resonator(violão com partes metálicas muito usado no country conhecido como "dobro" na maioria das vezes tocado com o slide) este também gravado por Toy Caldwell. Logo poderemos ouvir Jerry Eubanks em um solo de sax com melodias jazz e ao fundo uma linha de baixo que diga-se de passagem muito bem executada e caracterizada pelos baixistas southern rock daquela época. Na sequência o sheriff Toy deixa a sua marca e não menos que os outros músicos mostra a sua versatilidade e pegada com seu improviso jazz blues bem MTB. Essa sonzera vai ficar melhor ainda acompanhada de uma bela dose de Whiskey estilo cowboy.

03 - "Blue Ridge Mountain Sky": Mais uma pra você ouvir na estrada, música country cantada por Toy Caldwell com participação do seu amigo Charlie Daniels nos violinos. O banjo ao fundo tocado por George McCorkle põe uma pitada bang-bang ainda acompanhado por um legítimo piano honk tonky.

04 - "Too Stubborn": Legítima balada country com ótima intro de steel-guitar executada pelo sheriff Toy, a voz de Doug Gray em minha opinião é uma das melhores para este estilo, tudo aqui parece perfeito, simplicidade e bom gosto imperam nesta canção que vai te deixar bem calmo.

05 - "Another Cruel Love": Música com ritmo bem sulista, aqui Toy Caldwell mostra suas influências de Duane Allman e Dickey Betts, a dobra da guitarra com o sax deixa isso bem claro. Na sequência fica evidente porque o MTB é considerado um dos grandes nomes do Southern Rock, não só pela categoria individual de seus músicos mas principalmente pela sua criatividade e escola para outras bandas.

06 - "You Ain´t Foolin´ Me": Ao ouvir este riff no começo tenho certeza que muitos artistas country atuais beberam nessa fonte. Aqui podemos ouvir a voz suave e áspera ao mesmo tempo de Doug. com um refrão melódico e meio hard 70´. Quando tudo parece óbvio a guitarra rítmica e um breve solo de sax levam a música para um clima totalmente diferente e inesperado, o baixo eficiente de Tommy junto a criatividade de seu irmão nos levam a uma viagem com começo, meio e fim.

07 - "24 Hours At a Time": A letra dessa canção define muito bem a rotina de um músico que esta a 24 horas rodando nas estradas, fazendo shows e ao mesmo tempo pensando em sua família. É só fazer as malas e pé na tábua!!

08 - "Fly Eagle Fly": A última faixa do disco é com Toy Caldwell nos vocais, balada country com hamoniosos backing vocals e steel guitars chorando ao fundo, tudo isso ao melhor estilo The Marshall Tucker Band.
Tecnologia do Blogger.