Revitalização do Southern Rock


Estava lendo algumas matérias antigas no site da CMT e me deparei com esse título: Zac Brown Calls Blackberry Smoke "Revival of Southern Rock". A matéria cita algumas frases ditas pelo Zac Brown como, mas uma me chamou a atenção: "Eu acho que ele (Southern Rock) costumava ser Country - e desapareceu - e eu acho que reapareceu com o Blackberry Smoke". Isso me levou a pensar um pouco.

Eu acredito no Southern Rock como um movimento musical com inspirações sociais e políticas que surgiu  nos anos 70 e as bandas que fizeram parte dele, de forma consciente ou não, influenciaram e influenciam diversas bandas até hoje.

Eu acredito em uma revitalização do nome Southern Rock, não do movimento, afinal o contexto em que vivemos é outro. Nas décadas de 80 e 90 as bandas de Southern Rock dos anos 70 continuaram a influenciar diversas outras, mas só nos anos 2000 o nome Southern Rock voltou com toda força. Centenas de bandas e cantores começaram a se autodenominar Southern Rock, não só aqueles do Sul dos EUA, mas de todo o país e de diversas partes do mundo. Isso é muito bom, pois mostra a dimensão e a qualidade das bandas dos anos 70.

E para resumir, eu não concordo com o que o Zac Brown disse. A Blackberry Smoke é a melhor banda de Southern Rock da atualidade e das novas é a que mais está na mídia, isso é fato, mas não acho que o Southern Rock reapareceu com ela. Eu dou mais crédito ao Drive-By Truckers, pois o lançamento do CD "Southern Rock Opera" é uma marco nessa atual fase do Southern Rock, sem falar que muitas das grandes bandas dos anos 70 ainda estão na ativa, mesmo que desfiguradas, e diversas bandas da nova geração surgiram antes da Blackberry Smoke.

Indico a leitura das postagens 31 bandas da nova geração do Southern Rock que você deve ouvir e 100 músicas da nova geração do Southern Rock que você deve ouvir, nelas vocês podem encontrar diversas novas bandas de Southern Rock de ótima qualidade.
Tecnologia do Blogger.