Lynyrd Skynyrd: uma banda falsa, bandeira Confederada e outras coisas


O Gary Rossington, único integrante original do Lynyrd Skynyrd, concedeu uma entrevista a CNN e o que ele disse tem gerado muitas críticas.

Tudo começou quando o Gary concedeu uma entrevista a jornalista da CNN Fredricka Whitfield. Vários assuntos foram abordados, mas nenhum repercutiu tanto quanto o uso da bandeira Confederada pela banda. O Gary disse que a banda não irá utilizar a bandeira Confederada nos shows da turnê que irá promover o "Last Of a Dyin’ Breed". O resultado é bem óbvio: os fãs da banda estão nervosos!

Alguns fãs começaram a dizer que a banda é falsa e que o Lynyrd Skynyrd não passa de um nome, o nome de algo que já morreu a muito tempo. Não concordo com esse tipo de opinião. Os fãs tem que entender que o Johnny Van Zant não é o Ronnie Van Zant, que o Rickey Medlocke não é o Allen Collins, o Michael Cartellone não é o Bob Burns, o Mark Matejka não é o Steve Gaines, o Peter Keys não é o Billy Powell e o Johnny Colt não é o Leon Wilkeson! O Lynyrd Skynyrd dos anos 70 nunca irá voltar e temos que nos contentar com o que temos atualmente.

O que temos atualmente? Temos uma banda composta por membros do mais alto nível, excursionando sem parar, angariando mais fãs a cada dia e lançando bons álbuns. Então queridos fãs que vivem apenas de passado: vivam no passado e não evoluam, eu não ligo, mas não atrapalhem o que está bom. Quando o Gary Rossington morrer irei concordar com vocês, mas enquanto um membro original da banda estiver na ativa, o Lynyrd Skynyrd existirá.

Sobre o uso da bandeira Confederada... Esse é um assunto complicado e que já me fez perder a cabeça com algumas pessoas. Primeiro vamos ao comunicado oficial que o Gary deu algumas horas atrás:

Eu gostaria de esclarecer o debate sobre a Bandeira dos Confederados que houve na nossa recente entrevista a CNN. Eu, os membros do passado e do presente (que somos do Sul), estamos todos orgulhosos de nossa herança e de sermos do Sul. Nós sabemos o que a "Dixie Flag" representa e sua herança; a Guerra Civil foi travada pelos direitos dos EUA. Nós ainda utilizamos a Bandeira dos Confederados (Rebelde) no palco a cada noite em nossos shows, nós somos e sempre seremos uma Southern American Rock band, em primeiro lugar. Nós também usamos a bandeira do Estado do Alabama e a bandeira americana, pois ao final do dia, somos todos americanos.
Eu só dei a minha opinião de que a bandeira dos Confederados, às vezes, era injustamente utilizada como símbolo por vários grupos de ódio, o que é uma coisa que não apoiamos. A bandeira dos Confederados significa uma coisa melhor para nós, Herança e não ódio...

O último trecho desse comunicado que é importante: "Eu só dei a minha opinião de que a Bandeira dos Confederados, às vezes, era injustamente utilizada como símbolo por vários grupos de ódio, o que é uma coisa que não apoiamos. A Bandeira dos Confederados significa uma coisa melhor para nós, Herança e não ódio".

A bandeira é um símbolo criado para representar algo, assim como qualquer outro símbolo, a suástica por exemplo, foi utilizada de diversas formas ao longo dos anos. Ninguém se lembra que a suástica ou cruz gamada é um símbolo místico usado por diversas civilizações, só lembramos que ela é o símbolo do nazismo, que se apropriou do símbolo e modificou seu significado. A bandeira Confederada também é assim. A KKK e os skinheads pegaram a bandeira e deram um significado injusto para ela, o que leva pessoas desinformadas a acharem que qualquer um que estampe uma bandeira Confederada em uma blusa ou publique uma foto no Facebook seja um racista, um segregacionista.

É como o Gary disse: "A Bandeira dos Confederados significa uma coisa melhor para nós, Herança e não ódio".

Eu sou brasileiro e para mim a bandeira Confederada tem apenas um significado: ela é o símbolo do estilo musical que eu mais gosto, fora isso, elá é apenas mais um símbolo para mim.

Essa é a minha opinião. Mas qual é a sua? E não deixem de ler algumas postagem que escrevi sobre o assunto: Southern Rock como uma forma cultural e Rebel Flag/Confederate Flag - História.
Tecnologia do Blogger.