Jimmie Van Zant - Feels Like Freedom (Review)


"Feels Like Freedom" é o quarto álbum de estúdio da Jimmie Van Zant Band, lançado em 2012, pela CYA Records. Não precisamos esperar um ou dois anos pra ouvir canções inéditas do Jimmie Van Zant, pelo jeito o cara anda a todo vapor, nadando em criatividade, isso se deve ao sangue Van Zant correndo em suas veias. Não vou dizer que "Feels Like Freedom" é parecido com a fase atual da Lynyrd Skynyrd ou soando como os dois últimos álbuns da Van Zant, não, já com quatro álbuns lançados na carreira, Jimmie já construiu sua marca, o álbum tá na mesma linhagem de "Cut From The Same Cloth", com canções pra cair na estrada, uma longa viagem de puro Southern Rock com boas doses de Country Rock.

A primeira faixa "Chasing Shadows" surge com aquela pegada pro Alternative/Country Rock, uma bela melodia. A faixa "Ain't Quite Mary Jane" também se mantém num andamento mais calmo, priorizando a melodia, uma gaita de fundo e belos solos de guitarra. Já "Wildest Branch" é aquele puro Southern Rock regado por banjo, riff's densos, com um andamento que até me lembra "Takin' Up Space" da Van Zant, mais uma ótima música.

Na sequência "When You Gonna Learn" é mais uma música com um andamento mais lento, melodia perfeita, de confortar a alma, mais uma lição de vida ensinada por Jimmie. A cada álbum lançado por Jimmie sinto uma evolução incrível, sua voz fica cada vez melhor, as canções mais bem trabalhadas, é justo reconhecer que ele não se esconde no sobrenome, o cara tem o dom pra música. A faixa-título "Feels Like Freedom" é mais uma com uma levada que passeia pelo Country Rock, uma música dançante com um ar de liberdade, felicidade, de deixar o ambiente na mais pura harmonia.

A meu ver "That'll Take You Back" é o tipo de canção que já mostra qual o estilo de Jimmie, Southern Rock com forte influência Country, mas de um modo diferente, digamos que de um modo original. Mais uma música perfeita, com guitarras bem trabalhadas. Abrindo com riff's de grosso calibre "Southern Rock" faz jus ao título da música, passeando com um refrão viciante, um Southern Rock puro e viajante. A calmaria retorna em "Unfinished Life" mais uma lição de vida, bela canção, com um andamento mais acústico que bebe pelas fontes do Alternative Country.

A próxima faixa "Runaway Train" com uma levada mais roots, a lá Charlie Daniels Band, banjo, violino e misturando com perfeição Southern Rock e Country Rock. Uma ótima canção sempre me faz lembrar ótimas bandas, por esse motivo "Runaway Train" me deu vontade de ouvir Confederate Railroad, farei isso ao terminar essa resenha. O andamento mais suave volta em "Come On Man" aumentando a estatística de belas canções do álbum, direi mais uma vez que é mais uma lição de vida.

Jimmie escolheu às onze canções desse álbum, lições de vida, música pra ouvir e refletir numa viagem sonora. O álbum encerra com "Stronger Stuff" Southern Rock com um pouco de Alternative/Country, fechando mais uma obra sonora lançada por Jimmie Van Zant Band. Só posso dizer que Feels Like Freedom entrou pra minha lista Top10 Southern Rock de 2012. O nome Van Zant continua vivo e forte no Southern Rock, se depender de Jimmie continuará por muito tempo. Recomendo, vale a pena acompanhar o trabalho da Jimmie Van Zant Band com o mesmo carinho que temos por Ronnie, Donnie e Johnny.

Escrito por Augusto Monteiro e publicado originalmente na Taberna do Putardo.
Tecnologia do Blogger.