Kentucky Headhunters - Pickin' On Nashville (Review)


"Pickin' On Nashville" é o primeiro álbum de estúdio da The Kentucky Headhunters, lançado em 1989, pela Mercury Records. O álbum alcançou a 2° posição na Billboard Top Country Albums e a 41° na Billboard 200, tendo vendido mais de 2 milhões de cópias nos EUA. Os singles, "Walk Softly on This Heart of Mine", "Dumas Walker", "Oh Lonesome Me" e "Rock 'n' Roll Angel", ficaram no Top 40 da Hot Country Songs.

"Pickin' On Nashville" é merecidamente considerado o melhor álbum da banda. O álbum abre com o cover "Walk Softly on This Heart of Mine" do pai do estilo Bluegrass, o músico Bill Monroe. As guitarras elétricas dão um diferencial na música, que na versão original é tocada por um banjo, uma ótima interpretação da The Kentucky Headhunters. A clássica "Dumas Walker" continua mantendo a pegada elétrica Country/Bluegrass, uma música com um ótimo refrão e uma levada bem Rock N' Roll. 

Os irmãos Phelps são responsáveis por "Ragtop", mas o 'brilho' da música fica com Greg Martin e seus ótimos solos, técnicos e com muito feeling. A faixa seguinte "Rock 'N' Roll Angel" passeia claramente pelo Country/Bluegrass, tipo de música bem caipira mesmo, perfeita, daquelas que deixa o ambiente com clima de fazenda. "Smooth" e "High Steppin' Daddy" não fogem da linhagem proposta no álbum, duas ótimas músicas, com ótimos refrões e perfeitos solos. 

Na sequência o cover "Skip A Rope" do cantor country Henson Cargill, a música ganhou todo o peso da The Kentucky Headhunters, com uma levada mais elétrica bem mais Rock N' Roll, a pegada slide do Greg Martin e o ótimo vocal do Rickey Phelps dão um toque a mais na canção. "Some Folks Like To Steal" traz uma pegada bem mais 'Jazz', mas que mesmo assim passeia pelo Country/Blues/Rock facilmente, muita técnica e pegada nas 6 cordas. O clássico "Oh, Lonesome Me" do Don Gibson ganhou bem mais energia, guitarras mais pegadas, solos com clichês tradicionais do Blues, podemos considerá-la o tipo de pegada bem 'Heavy Metal Bluegrass'. 

O vocal do Rickey Phelps merece todos os créditos. A última faixa "My Daddy Was A Milkman" é o tipo de porrada na orelha Southern Country Rock, com riff's de grosso calibre, solos de tirar o chapéu e uma pegada bem original, é o tipo de música para entornarmos a caneca de chopp e nos orgulharmos do som que ouvimos. 

São 10 faixas perfeitas, fica até difícil definir qual dessas canções ficaria em primeiro lugar numa votação. Se você nunca ouviu este álbum, esta na hora de recuperar o tempo perdido. Corra, coloque muitas cervejas pra gelar, aumente o som e contemple sem moderação desta bela obra sonora!

Créditos: @AugustoMTRs 
Tecnologia do Blogger.