The Marshall Tucker Band - The Marshall Tucker Band (Review)

Esse é o primeiro review do Windson Dantas, guitarrista da Colorado Rocky Mountain.

The Marshall Tucker Band é uma banda popular americana formada no inicio da década de 70 em Spartanburg na Carolina do Sul. Em seu som podemos identificar influências de Rock, Blues, Jazz, Country e Gospel. Este é seu primeiro álbum intitulado "The Marshall Tucker Band" lançado pela Capricorn Records em Março de 1973.

Review faixa a faixa:
 
1 - "Take the Highway" -  A primeira faixa do disco começa com uma boa introdução de guitarra flat-picking (técnica usada por quem toca sem palhetas muito usada no country) logo acompanhada por uma flauta que diga-se de pasagem "a flauta" de Jerry Eubanks que faz toda a diferença nesta banda, seguida da voz doce e caipira de Doug Gray que conduz a canção com muita maestria. Enquanto Toy Caldwell o sherife da banda lança liks com sua pegada inconfundível seu irmão Tommy Caldwell faz uma linha de baixo precisa e afiada junto a Paul Riddle e George McCorkle levando um rítimo bem Sulista. Tudo nesta música é perfeito, desde os backings aos timbres do orgão, o solo de flauta que antecede ao de guitarra e logo finalizam juntos. No grand finale ainda podemos perceber uma leve influência de rock progressivo o que nos mostra que isto é apenas o começo de um memorável disco.

02 - "Can´t You See" - Uma das melhores canções do disco em minha opinião. A voz de Toy Caldwell é o oposto da de Doug Gray, é mais puxada ao rock setentista. A intro muito bem executada com um violão country acompanhada da bela flauta de Eubanks e logo se caracteriza com um solo de guitarra feito por Toy Caldwell que em seguida mostra todo o seu potencial vocal. No decorrer desta obra podemos ouvir um piano estilo honky-tonk revezando-se com os matadores liks de Toy Caldwell "o sherife" que logo depois manda um solo bem típico dele com muito felling. Se você estiver guiando um carro em uma estrada com certeza vai querer repetir esta música várias vezes.

03 - "Losing You" - Típica balada country, a steel-guitar de Toy Caldwell e a voz anazalada e caipira de Doug Gray vão te fazer viajar em pensamentos as fazendas do Texas ou as montanhas do Colorado.

04 - "Hillbilly Band" - Música que fala sobre violino caipira e guitarra country, whiskey e mulheres e assim você poderá se divertir ao som de uma banda country. Um country bem sulista com muitos duelos de guitarras e violinos, se você estiver pra baixo essa música vai te animar.

05 - "See You Later, I´m Gone" - Se você gosta mesmo de country-music assim como eu essa é um prato cheio, a voz de Doug Gray é intensa e suave ao mesmo tempo e com um timbre inconfundível. O talento de Toy Caldweell era único como dizia Charlie Daniels, a maneira como ele toca o steel-guitar nesta música deixa isso bem claro. Ao fundo ainda podemos ouvir um bandolim que também é um instrumento típico do country.

06 - "Ramblin'" - Aqui está o lado jazzístico e gospel do Marshall Tucker Band, essa música mostra bem a versatilidade dos músicos em seus improvisos, o baixo de Tommy Caldwell totalmente swingado ao lado da bateria jazz/blues de Paul Riddle, a guitarra ritmica segura de McCorkle unindo-se aos solos de hammond e aos solos incríveis de Toy Caldwell nos mostram que esses caipiras de Spartanburg tem muita lenha pra queimar.

07 - "My Jesus Told Me So" - Uma linda canção gospel ao melhor estilo Marshall Tucker Band.

08 - "AB´s Song" - Ao final deste grande disco uma balada bem calma ao estilo folk nos faz sentir vontade de dar o play e começar a ouvir tudo de novo esta grande obra do Southern Rock.
Tecnologia do Blogger.