Bourbon Festival Paraty 2012 - Festival Internacional de Jazz, Blues, R&B e Soul


Me orgulho muito da cidade em que nasci, a bela Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro e a cada dia mais esse orgulho cresce. O Bourbon Festival Paraty, com três edições realizadas, já se consolidou como o segundo evento mais importante da cidade, sendo precedido pela FLIP. Em 2011 o público estimado foi de 20 mil pessoas, a maioria de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o New York Times, o festival é uma opção imperdível dentro do calendário musical do Brasil.

O festival irá acontecer entre os dias 01 a 03 de junho e terá uma seleção de shows que representam o universo musical do conceituado clube paulistano Bourbon Street Music Club. A 4° edição do Bourbon Festival Paraty permanece com os shows diurnos e noturnos, mas com uma novidade: o palco onde antes eram realizados os shows noturnos - montado na quadra poliesportiva na Praça da Matriz - ganha mais força com maior espaço, agora ao lado, entre a igreja Matriz e o Rio Perequê-Açu, para receber ainda melhor o público crescente do Festival. O palco diurno continua em frente à Igreja Santa rita, cartão postal da cidade. Jazz tradicional e moderno, Blues, R&B de New Orleans, Soul, Ska e Música Brasileira são os ingredientes deste caldeirão musical representado por 13 atrações internacionais em três noites e duas tardes de shows abertos e gratuitos nos dois palcos do evento.

Confira as atrações:

Clique na imagem para ampliar
Sexta - 01/06

Palco da Matriz

21h00 - Cynthia Girtley
Esta é a segunda vez que cantora americana de blues e gospel, Cynthia Girtley vem ao Brasil e participa de um festival, ela foi uma das atrações do ano passado do Bourbon Street Fest e se apresentou em São Paulo e Brasília, arrebanhando fãs ardorosos, por isso volta e desta vez para Paraty.

22h30 - Delfeayo Marsalis Quintet
Uma das atrações principais do evento é o famoso e premiado trombonista de jazz e produtor musical, Delfeayo Marsalis e seu quinteto. Seu DNA compartilhado em uma família de grandes músicos inclui o saxofonista Branford Marsalis, o trompetista Wynton Marsalis, o baterista Jason Marsalis e o pianista Ellis Marsalis. Com uma agenda considerável de shows e turnês, ele ainda acha tempo para compor, produzir e se envolver em atividades sociais. Delfeayo veio ao Brasil pela primeira vez no ano passado no Bourbon Street Fest e também foi um dos destaques do evento, por isso mesmo foi convidado a voltar para Paraty.

24h00 - Reverendo Franklin
Uma banda guiada pelo espírito contagiante dos medalhões da cena dos anos 50 e 60, a Reverendo Franklin, batizada em homenagem a um dos precursores da gospel music e pai da diva do soul Aretha Franklin. No repertório, versões criativas de sucessos cantados por Etta James, Tina Turner, Sam Cooke e por artistas das legendárias gravadoras Motown, Stax e Sun Records.

Sábado - 02/06

Palco Santa Rita

16h00 - Honey LaRochelle – Miss Erica Dee e participação Dedeca
Cantora canadense, atualmente vivendo nos Estados Unidos, mas com o pé no mundo, rodando em bem sucedidas turnês. Honey Larochelle começou a carreira como back vocal de estrelas como Joss Stone, Macy Gray, Roberta Flack, Backstreet Boys, Donna Summer, entre outras, em gravações e shows. Soul-electro, hip hop, jazz e sons pop, às vezes tudo ao mesmo tempo, recheiam seu repertório de releituras e composições próprias. Voz sedosa e sensual faz o gênero pin up moderna.

17h30 - Donny Nichilo
O pianista e cantor de blues norte-americano Donny Nichilo, já tocou, entre outros, com Buddy Guy, Floyd McDaniel and the Blues Swingers, Carlos Santana, o Rolling Stone Ronnie Wood, Stevie Ray Vaughan. Hoje Donny Nichilo se reveza entre Chicago e Brasil e foi aqui que ele resolveu gravar seu primeiro cd solo "Long Way from Chicago". Casado com uma brasileira, ele confessa sempre ter gostado de MPB, principalmente a bossa-nova, e ter sido influenciado por ela.

Palco da Matriz

20h30 - Vinícius Gonçalves
Jovem e talentoso clarinetista, 10 anos, da periferia de Paraty, ganhador de bolsa de estudos para a Escola de Música Villa Lobos, faz breve apresentação na abertura da 2ª.noite do festival.

21h00 - Roy Rogers
Guitarrista, produtor e compositor, Rogers já trabalhou com Carlos Santana, Bonnie Raitt, Linda Ronstadt, Norton Buffalo, Steve Miller, Sammy Hagar, Ray Manzarek e muitos outros. Sempre eclético na abordagem, Roy Rogers está constantemente esticando os limites da guitarra slide. Roy Rogers é considerado um dos melhores guitarristas de slide tocando hoje.

22h30 - São Paulo Ska Jazz com Fernanda Porto
Idealizada e liderada pelo músico e compositor Marcelo Calderazzo, a São Paulo Ska Jazz mistura a vibração e o balanço do ritmo do ska com a liberdade criativa e a improvisação do jazz para criar grooves contagiantes. Mas a sonoridade da banda vai além do ska e do jazz, com elementos de bossa nova, reggae, soul, salsa e frevo, entre outros. São Paulo Ska Jazz apresenta um repertório baseado em seu primeiro cd, que leva o nome da banda.

Fernanda Porto sempre procurou novas sonoridades para a sua música, sendo uma de suas características principais, que marcou o início de carreira, foi misturar elementos originalmente eletrônicos à canção brasileira.

24h00 - Shamarr Allen And The Underdawgs
O trompetista e cantor de New Orleans conduz sua própria banda, The Underdawgs, e está imprimindo sua marca como um artista determinado a não ser rotulado em um único estilo, unindo o jazz, hip-hop, funk, rock, é considerado um dos grandes nomes da musica. Este ano, Shamarr foi o músico escolhido para ser retratado no pôster oficial da Congo Square, um dos principais palcos e síbolos do New Orleans Jazz & Heritage Festival. A verdadeira consgração de um músico que mantém viva a tradição de grandes trompetistas de New Orleans.

Domingo - 03/06

Palco Santa Rita

16h00 - Duofel
No festival eles apresentarão o repertório do cd "Duofel Plays The Beatles", que segundo Fernando e Luiz, desde o início da carreira costumavam interpretar, para se divertir durantes os ensaios ou em reuniões com amigos, algumas das músicas dos Beatles que tanto os influenciaram. No repertório, os clássicos: "Got to get you into my life", "Across the universe", "Here comes the Sun", "The fool on the hiil", "Eleanor rigby", "A Day in the life", "Here there and everywhere", entre outros.

17h30 - André Christovam com participação especial de Cássio Poletto
A maior referência do blues nacional, elogiado e respeitado aqui e fora do país. Seu mais recente Projeto KT66, que se refere ao código de identificação de uma válvula militar usada na construção do setor de potência dos amplificadores Marshall, define o repertório que será apresentado no festival. O novo trabalho de André o remete de volta suas origens musicais, como guitarrista, reaproximando-o , como ele próprio cita, dos Hambuckers, Marshalls, Eric Clapton, Peter Green e Mick Taylor e fog londrino. André se apresenta acompanhado por Caio Dohogne – bateria, Izal de Oliveira – baixo e a aprticipação especial de Cassio Poletto- violino.

Palco da Matriz

21h00 - Leroy Jones Quintet com participação de Yolanda Windsay
Já conhecido do público brasileiro, o trompetista é apreciado por fazer o jazz tradicional de New Orleans com frescor da atualidade. Jones é considerado um dos grandes nomes da música instrumental, já acompanhou vários intérpretes importantes em várias turnês mundiais, sempre acompanhado de seu quinteto formado por Katja Toivola, trombone; Meghan Swartz, piano; Mitchell Player, baixo; Geralda French, bateria e como participação especial nos vocais, estará Yolanda Winday. Ela é filha da cantora Topsy Chapman e faz parte do grupo vocal Solid Harmony, formado por sua mãe, do qual fazem parte também suas irmãs Jolynda Phillips e Wendy Myles.

22h30 - Yael Naim
A cantora e compositora franco-israelita Yael Naim é dona de uma voz doce que conquista platéias pela simplicidade de suas canções folk, jazzy e bluesy. Numa mistura de inglês, francês e hebraico, apoiada por ótimos arranjos, misturando o tradicional a baterias eletrônica e sonoridades mais pop, de muito bom gosto, a colocam entre as cantoras mais importantes do momento.

24h00 - Zélia Duncan
Zélia chega a Paraty com seu novo show Pelo Sabor do Gesto em Cena, lançado no final do ano passado em comemoração aos seus 30 anos de carreira. Desde então já passou por várias capitais brasileiras. As melodias do álbum estarão no show que será apresentado, além de alguns dos maiores sucessos de sua carreira.

Para mais informações, acessem o site do festival, o perfil no Facebook e Twitter.

Texto retirado do site do festival e do Clube de Jazz.
Tecnologia do Blogger.