ZZ Top - ZZ Top's First Album (Review)



"ZZ Top's First Album" é o álbum de estréia do ZZ Top, lançado em 1971, pela London Records. O disco recebeu 3 estrelas da Allmusic, e a única single lançada do álbum que obteve reconhecimento foi "(Somebody Else Been) Shakin' Your Tree" que chegou a quinquagésima posição no Hot 100 da Billboard. O álbum tem uma levada bem "Blues Rock" com guitarras distorcidas, ritmo de boogie-woogie e letras repletas de insinuações sexuais, que estabelece a marca registrada da banda. Depois de lançá-lo, a banda começou a atrair a atenção local fazendo shows ao vivo, abrindo para grupos como Janis Joplin, Humble Pie, Ten Years After, e Mott the Hoople.

Review faixa a faixa:

1 - "(Somebody Else Been) Shakin' Your Tree" - A música de abertura tem uma levada Blues Rock, bem rock-boogie. A letra da música é um tanto meio que duplo-sentido: "Somebody else been shakin' your tree". Essa é a gíria usada no Texas?  

2 - "Brown Sugar" - Não, essa não é uma versão cover dos Stones. Mesmo não sendo dos Stones, a música não deixa de ser um Blues Rock, com ótimos fraseados guitarrísticos feitos por Gibbons, e um andamento musical que só o ZZ Top é capaz de fazer.

3 - "Squank" - A música é um Rock Blues com os lendários Harmônicos Artificiais (H.A) executados por Gibbons (sim, aqueles mesmos que inspiraram o guitarrista Zakk Wylde, mas foram os executados na música "La Grange", ok!?). O que diabos seria Squank? ... Squank é uma energia invisível ou força, que é a base de toda a criatividade musical. De tradição pré-macedônia relacionada com aqueles que estão profundamente movidos pela ambição musical. Mas o ZZ Top usou tal nome para dizer que é uma vagina de cheiro horrível! ... "Deve ser o squank que impulsiona os músicos a tocar com o coração e tanta paixão", ou não!

4 - "Goin' Down to Mexico" - É mais uma música cadenciada, com uma levada bem Blues Rock e muitos fraseados guitarrísticos.

5 - "Old Man" - Um blues mais calmo, do tipo para deleitar uma boa dose de Jack Daniels e rever os nossos conceitos sobre a vida.

6 - "Neighbor, Neighbor" - Uma música cheia de feeling, muitos clichês de Blues e ótimos solos. Realmente, sempre há um vizinho falando alto, contando mentiras e fazendo fofocas!  

7 - "Certified Blues" - O nome da música faz jus ao som tocado. Uma música bem Blues Rock. 

8 - "Bedroom Thang" - Outra música com uma levada bem  Blues Rock , e uma letra bem legal. Acho que eu também quero uma dessas para arranhar minhas costas, mas no meu covil!

9 - "Just Got Back from Baby's" - Muito feeling vindo da guitarra, Gibbons realmente estava inspiradaço. Um Blues bem raíz, mas esse é o Blues do Texas, sacou?

10 - "Backdoor Love Affair" - A última música não poderia ser diferente. É mais uma música com uma levada bem Blues, que foi a proposta desse álbum.

E é isso, acabou. Creio que na sua próxima viagem ele estará lá para ser usado como trilha sonora. Esse álbum também é perfeito para se ouvir em suas bebedeiras de rotina, acredite!

Créditos: @AugustoMTRs
Tecnologia do Blogger.