ZZ Top - Degüello (Review)



"Degüello" é o sexto álbum de estúdio do ZZ Top, lançado em 1979, pela Warner Bros. O álbum alcançou a 24° posição nas paradas da Billboard, e mesmo assim, recebeu disco de platina. Dois singles se destacaram, as músicas foram "I Thank You" um cover de uma canção gravada por Sam e Dave, e "Cheap Sunglasses" uma música que sempre está no set-list dos shows ao vivo da banda. O significado para o nome Degüello é algo como "não se render ao ser dado ou aceito uma luta até a morte". O nome também foi dado a uma corneta de origem árabe usada pelo Exército Mexicano na Batalha de Alamo, no Texas, em 1836. 

Review faixa a faixa:

1 - "I Thank You" - A primeira faixa do disco é uma versão cover de uma música escrita por Isaac Hayes e David Porter. A música foi gravada por Sam e Dave, mas ganhou destaque mesmo com o ZZ Top. Um Blues Rock com uma pegada bem cadenciada, uma ótima música! 

2 - "She Loves My Automobile" - Um Blues Rock bem vivo, guitarra bem pegada e ótimos solos.

3 - "I'm Bad, I'm Nationwide" - Outro Blues Rock de primeira, riff calibrado e um solo tecnicamente perfeito.

4 - "A Fool for Your Stockings" - Após uma perfeita introdução, entra um riff naquela velha levada Blues, Boogie Rock, que só o ZZ Top é capaz de fazer com tanta maestria e muito feeling.

5 - "Manic Mechanic" - Uma música meio que electronic-rock, algo bem diferente. Demora a entrar nos ouvidos, mas até que é uma boa música. 

6 - "I Believe I'll Dust My Broom" - A música "Dusty My Broom" é uma versão cover, que não se sabe até hoje se é mesma do grande guitarrista do Delta do Mississippi, Robert Johnson, ou se é do Blues-man, Elmore James. O que importa é que o ZZ Top fez uma versão com muito feeling, viva e pra nenhum Blues-man por defeito.   

7 - "Lowdown in the Street" - É mais um Blues Rock com riff cadenciado, e com um backing-vocal que dá mais vida ainda na canção. 

8 - "Hi Fi Mama" - Um Blues Rock vigoroso, do tipo que nos faz pisar o pé ao pegar uma auto-estrada. Outra música na perfeita voz de Dusty Hill, que deveria cantar mais vezes.

9 - "Cheap Sunglasses" - Essa música sempre aparece no set-list dos shows ao vivo da banda. A letra fala sobre os óculos de sol baratos, não aqueles usados por Gibbons e Hill. Com uma levada bem Boogie Rock. Um clássico, sim, eu disse um clássico!

10 - "Esther Be the One" - A última música do álbum é mais suave, não lenta, mas com uma levada mais calma aos ouvidos. Um Blues Rock com ótimos fraseados guitarrísticos e cheios de feeling.

Créditos: @AugustoMTRs
Tecnologia do Blogger.