Conheçam o Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense




O Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, como diz o nome, é uma banda de Bluegrass de Porto Alegre. A banda surgiu em 2008. Em 2009, eles lançaram o seu álbum de estréia, "Bluegrass". Seu disco de estréia foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2010 (o mais importante prêmio artístico da cidade de Porto Alegre) como melhor disco do ano, na categoria blues/jazz (apesar do gênero do grupo ser  Bluegrass)

O Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense é referência no cenário regional por sua proposta de trabalho bastante peculiar: São apresentações de Bluegrass, uma forma de música norte-americana de raiz -influenciada pela cultura de imigrantes escoceses, irlandeses e afro-americanos- em que utilizam um único microfone, revezando o instrumento ou voz principal à frente do grupo. Exatamente como em 1940, durante a formatação desse estilo musical.

Além disso, as aparições do Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense acontecem principalmente nas ruas -em tradicionais feiras de antiguidades e no centro da cidade- e costumam ter um tanto de oficina, já que o grupo compartilha o conhecimento da história da música Bluegrass com o público.

Heine Wentz (violino e voz), Marcio Petracco (mandolin e voz), Ricardo Sabadini (violão e voz) e Pedro Marini (contrabaixo e voz) estudam a forma mais pura dessa espécie de música e a levam às pessoas na forma de canções, instrumentais e temas "à cappella".

Em uma entrevista para o Blog dos Feras, Andrea Peretti perguntou se "o CBPA segue sendo uma banda de rua, ou tomou gostinho na experiência recente (gravação do DVD Júpiter) e vai atrás de platéias maiores?". Márcio Petracco respondeu que "o Conjunto não se importa de frequentar palcos maiores, na verdade a gente sempre fez isso. A maioria do público das ruas não sabe, mas a gente costuma topar quase tudo que aparece. Isso não nos impede de seguir tocando na rua, coisa que não pretendemos deixar de fazer enquanto tivermos forças pra isso."

Em 2011, a banda participou da gravação do DVD do Jupiter Apple e do comercial de fim de ano da RBS.

Para 2012, existem planos para o lançamento de um novo álbum.

Tecnologia do Blogger.