Atlanta Rhythm Section - Biografia


A história do Atlanta Rhythm Section começou em Doraville, na Geórgia, uma pequena cidade a nordeste de Atlanta, em 1970. Os engenheiros Rodney Mills construiu um novo estúdio em Doraville com o apoio de Bill Lowery, Buddy Buie e J. R. Cobb. O estúdio foi apelidado Studio One e se tornaria um dos estúdios mais proeminentes na área de Atlanta. Ao longo dos anos gravaram lá Starbuck, Al Kooper, Lynyrd Skynyrd, Joe South, Bonnie Bramlett, Dickey Betts, BJ Thomas, 38 Special, Lou Christie e Billy Joe Royal.

Os membros originais do Atlanta Rhythm Section se juntaramn como banda no Studio One. Buie recrutou três músicos que ele havia trabalhado nteriormente no Candymen (um grupo que havia apoiado Roy Orbison), o vocalista Rodney Justo, o tecladista Dean Daughtry e o baterista Robert Nix. Dois talentosos músicos locais também se entraram na banda, o guitarrista Barry Bailey e o baixista Paul Goddard. Estes músicos tocavam em registros de outros artistas e foi tomada a decisão de fazer um álbum de seu próprio em 1971.

Buie escreveu, produziu e dirigiu o grupo, agora chamado de Atlanta Rhythm Section (ou ARS), desde o início. Buie, Daughtry e Nix escreveram muitas das canções. O Atlanta Rhythm Section iria tocar nos álbuns de outras bandas 3 a 4 dias por semana e, em seguida, trabalhar em suas próprias músicas o resto do tempo. Eles acabaram compilando material o suficiente para um álbum. Uma demonstração de algumas dessas canções deu a eles um contrato de dois registros com a MCA/Decca.

O álbum de estréia do Atlanta Rhythm Section, simplesmente intitulado "Atlanta Rhythm Section", foi lançado em 1972 e gerou algum interesse, principalmente pela qualidade das músicas e musicalidade. Mas havia também alguns questionamentos da idéia de uma banda de rock formada por um grupo de músicos de estúdio que não tinha "pago suas dívidas" na estrada. O álbum não produziu qualquer canção de sucesso e o grupo continuou a tocar em outros registros feitos no Studio One.

Foi durante a gravação do primeiro álbum que Ronnie Hammond veio ao Studio One como engenheiro-assistente de Rodney Mills. Ele era hábil em vários instrumentos e, mais importante, tinha uma boa voz. Quando Rodney Justo decidiu deixar o grupo em 1972 para seguir carreira solo, Hammond se tornou o novo vocalista.

Em 1972, o grupo tentou ampliar sua abordagem em seu segundo álbum para a MCA/Decca. Eles continuaram trabalhando duro, passaram muito tempo no estúdio. Por um tempo, Hammond e Daughtry vivia no andar de cima do Studio One. Nesse momento o Atlanta Rhythm Section cruzou com o Lynyrd Skynyrd. O produtor do Lynyrd Skynyrd, Al Kooper, trabalhou com Skynyrd no Studio One durante o dia, enquanto ARS iria entrar e trabalhar à noite.

O segundo álbum, "Back up Against the Wall", foi lançado em 1973. Essas 11 novas canções ofereciam um mix de músicas com um andamento mais acelerado e baladas, uma abordagem que se tornaria a pedra angular do sucesso futuro do grupo.

Em 1974 a banda decidiu deixar a MCA/Decca e assinar com a Polydor Records. O terceiro álbum do Atlanta Rhythm Section, "Third Annual Pipe Dream", apresentou uma abordagem mais acessível, um som suave e uma variedade de tipos músicais que teria tanto apelo pop e rock. O Atlanta Rhythm Section estava desenvolvendo uma sequência a nível regional, mas ainda tinha que chegar a uma audiência nacional.

O Atlanta Rhythm Section voltou ao Studio One em 1974 para trabalhar em seu próximo álbum. Como sempre, novas canções foram escritas no violão ou piano e trouxeram elas para o estúdio, antes de ser feito em conjunto. No estúdio, a banda iria tentar várias tomadas para tentar abordagens diferentes. Foi um estilo que destacou a disciplina e a espontaneidade e ajudou o Atlanta Rhythm Section a desenvolver o seu som único, que agora estava se aproximando.

"Dog Days", lançado em 1975, foi o quarto álbum do Atlanta Rhythm Section. No geral, foi um álbum com um ritmo mais rápido do que os álbuns anteriores, com seis canções de andamento acelerado e duas baladas. Mas, apesar do excelente material, não houve um aumento de popularidade a nível nacional.

"Red Tape", lançado em 1976, era bem diferente do álbum anterior ou qualquer outra que havia chegado antes. Como a banda tocou mais shows ao vivo, eles começaram a desenvolver um conjunto de som que eles queriam captar no registro. O resultado foi como um show com uma forte ênfase na sua apreciação do blues. A banda tinha previamente combinando pop e um estilo rock.

O Atlanta Rhythm Section estava sofrendo uma enorme pressão da sua gravadora, que queria um álbum que desse retorno, ou seja, boas vendas e sucesso nas paradas, e isso veio à tona em 1976. Eles haviam tido três meses para gravar cada álbum, mas receberam um ultimato de sua gravadora para entregar o próximo álbum em 45 dias. A banda ainda estava na estrada quando recebeu esse ultimato, eles voltaram para o Studio One para gravar e produzir o próximo álbum.

"A Rock and Roll Alternative" foi lançado ainda em 1976 e precisou de apenas 30 dias para ficar pronto. Finalmentre a banda conseguiu acertar no som e, com isso, conseguiu cativar os ouvintes, eles aperfeiçoaram um som que era mais leve e acessível que o de bandas como Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd. O álbum foi um sucesso, alcançando a 11° colocação na Billboard Pop Albuns. Os três singles do álbum, "So Into You" (7°), "Georgia Rhythm" (68°) e "Neon Nites" (42°) , se saíram muito bem na Billboard Pop Singles.

Em 04 de setembro de 1977 eles tocaram  Dog Day Rockfest no campus da Georgia Tech. Heart e Foreigner foram os atos de abertura e Bob Seger, o headliner. Após o lançamento de  "A Rock and Roll Alternative", o Atlanta Rhythm Section estava na estrada para mais 250 shows por ano. E quando eles voltaram para o estúdio, trabalharam cinco dias por semana. Pela primeira vez, a banda teve sucesso, mas isso também significou maiores expectativas.

Parte interna do encarte do álbum "Back Against The Wall" CLIQUE PARA AMPLIAR

"Champagne Jam", lançado em janeiro de 1978, marcou o auge da banda. As composições e a musicalidade foram mantidos nos padrões superiores que a banda tinha estabelecido através de seus álbuns anteriores. As músicas continuaram o padrão de misturar belas melodias com as mudançsa tempos e cada uma das canções com uma duração moderada. O álbum foi um sucesso ainda maior que "A Rock and Roll Alternative", alcançando a 7° colocação na Billboard Pop Albuns. "Champagne Jam" bateu a marca de 1 milhão de cópias vendidas apenas 9 meses após o seu lançamento.

Em 24 de julho de 1978, a banda foi uma das atrações do Knebworth Festival, na Inglaterra, ao lado do Genesis, Jefferson Starship, Brand X, Devo, Tom Petty and the Heartbreakers e Roy Harper.

Em agosto de 1978 o Atlanta Rhythm Section hospedou outro grande festival no Grant Field, em Atlanta, o The Jam Champagne. Foi também nessa época que o Atlanta Rhythm Section fez um show na casa Branca. Os integrantes da banda conheciam Jimmy Carter da época em que ele era governador da Geórgia e, como presidente, ele os convidou para tocar no aniversário de seu filho no South Lawn, em Washington. "Meus amigos", assim descreveu Carter ao introduzi-los, "não somos apenas da mesma parte do país, mas eu me lembro quando eles começaram e que todos os críticos e comentaristas disseram que não teriam uma chance - disseram a mesma coisa sobre mim".

Foi nessa época que o baterista original e compositor Robert Nix deixou a banda após uma briga sobre a direção musical do grupo com Buddy Buie e foi substituído por Roy Yeager, que se juntou a eles em 1979 depois que a banda estava terminando de trabalhar em seu próximo álbum.

Lançado em 1979, "Underdog" de continuidade ao sucesso do  Atlanta Rhythm Section. O álbum soa mais suave e com apenas um par de canções que poderiam ser verdadeiramente chamadas uptempo [Nota:é um estilo de música com um ritmo acelerado, ou seja, à mais de 120bmp. É um andamento acima pelo metrônomo]. "Do It or Die" e um remake de "Spooky" da banda IV Classics IV, foram lançados como singles e atingiram o Top 20 da Billboard. O álbum ganhou disco de ouro. E com a popularidade do grupo ainda em alta, foi decidido o lançamento de um álbum duplo ao vivo que mostrou a habilidade musical da banda ao vivo.

O álbum ao vivo "Are You Ready!" foi lançado no final de 1979 e documentou o poder da banda ao vivo.

Infelizmente, "The Boys From Doraville", lançado em 1980, não produziu hits e não teve o sucesso de seus álbuns anteriores. Este foi o último álbum pela Polydor. Neste ponto, a cena musical estava mudando e o que havia sido rotulado de Southern Rock, não estava recebendo a mesma atenção de anteriormente. A banda então se mudou para o selo CBS.

O Atlanta Rhythm Section mudou de gravadora, mas pressão para a produção de novos hits não acabaram. "Quinella", lançado em 1981, apresentou a canção "Alien", single que alcançou o Top 30 nos EUA. A turnê para a promção do novo álbum, foi marcada por uma tragédia. Paul Crockett, 33 anos, diretor de iluninação da banda, morreu após uma parte da iluminação desabar no Baker Theatre, em Dover, New Jersey.

Depois de ter lançado "Quinella", o Atlanta Rhythm Section voltou para o estúdio em 1982 para gravar um outro álbum para a CBS. Mas após a sua conclusão, a CBS se recusou a lançar o álbum como era e queria que a banda gravasse mais músicas. Diferenças criativas levou ao engavetamento do álbum, que nunca foi lançado.

No final de 1982 Hammond deixou o grupo para tentar uma carreira solo. Rodney Justo, vocalista original da banda, assumiu a vaga. Roy Yeager tinha sido afastado devido a uma perna quebrada após tropeçar em uma árvore. Ele foi substituído por novo baterista Danny Biget. O grupo foi para Nashville e tentou trabalhar com Chips Moman, um produtor mais country. Mas os resultados demoraram a vir e, insatisfeitos com essa direção, o baixista Paul Goddard e o baterista Biget formaram uma nova banda chamada Interpol, que nunca saiu do papel. As gravações feitas em Nashville foram concluídas, mas o seu resultado nunca foi lançado.

Agora, sem um contrato de gravação, o Atlanta Rhythm Section continuou a fazer shows, principalmente no sul. Andy Anderson era o vocalista, Tommy Stribbling (baixo) e Keith Hamrick (bateria), foram trazidos em 1983. Em 1985, o grupo tentou um novo vocalista, Jeff Logan (que havia tocado com uma banda chamada Cotton High). Mas a voz de Logan não se encaixava com o estilo musical da banda e Anderson voltou. Em 1986, Cobb deixou de se concentrar mais no trabalho de composição e duração da sessão e o baixista Steve Stone entrou, pois Stribbling foi movido sobre a guitarra. As mudanças na formação continuaram em  1986, Hamrick deixou a banda e foi substituído por Sean Burke (que se juntou no início de 1987). Outro novo vocalista, Shaun Williamson, veio em 1987. Mas em 1988, Williamson, Stribbling e Stone saíram da banda. Bailey e Daughtry procuraram reformular a banda, trazendo de volta Ronnie Hammond.

Em 1988, Hammond, Bailey e Daughtry voltaram ao estúdio com Sean Burke e dois novos integrantes, Brendan O'Brien (guitarra) e J.E. Garnett (baixo), para trabalhar em um novo álbum, produzido por Rodney Mills. Lançado em outubro de 1989, "Truth in a Structured Form", foi o primeiro álbum do Atlanta Rhythm Section em oito anos e foi algo um pouco diferente. Enquanto eles tinham desenvolvido um som consistente através dos anos 70 e início dos 80, este álbum parece chamar mais a atenção sobre os estilos musicais e de produção dos anos 80. Steve Stone voltou, como guitarrista neste momento. Justin Senker substituiu Garnett no baixo em 1992 e R. J. Vealey entrou no lugar de Burke em 1995, após ele ter sofrido uma lesão na perna.

Em 1995, o grupo regravou algumas de suas canções clássicas para uma nova coleção "Atlanta Rhythm Section '96". Foi nessa época que o Atlanta Rhythm Section foi eleito para a música Georgia Music Hall of Fame. A banda foi homenageada em uma cerimônia de posse setembro 1996, no Georgia World Congress Center. A ocasião proporcionou uma oportunidade para um reencontro com alguns ex-integrantes da banda. Com base na dinâmica deste evento e o aniversário de 25 anos do grupo, foi gravado "Partly Plugged" (1997). Ele apresentava algumas músicas novas e regravações de alguns clássicos.

Dez anos se passaram até o lançamento de um novo álbum de estúdio em 1999. "Eufaula", lançado em fevereiro de 1999. A gravadora da banda, a Platinum Entertainment,  passou por problemas financeiros e não pode dar o suporte necessário para o álbum. Um par de canções foram lançadas como singles, mas não receberam a atenção necessária. A banda continuou a fazer turnês, mas de forma limitada. Mas em 13 de novembro de 1999, uma tragédia abateu a banda. Depois que a banda tinha terminado um show em Orlando, Flórida, o baterista R. J. Vealey queixou-se de indigestão e, em seguida, desmaiou e morreu de um ataque cardíaco. Depois de se recuperar do choque, a banda recrutou um novo baterista, Jim Keeling e seguiu em frente.

Em 1999, enquanto Hammond ainda estava se recuperando no hospital, Andy Anderson retornou após 12 anos a frente da banda até que Hammond estava bem o suficiente para retornar. Ele voltaria novamente em maio de 2000. Mas, em 2001, Ronnie decidiu fazer shows com outro grupo, Voices of Classic Rock, que entrou em conflito com cronograma da banda, forçando-o a fazer uma escolha entre os dois. Ronnie escolheu ficar com VOCR.

Em 2006, Barry Bailey, que sofria de problemas de saúde, decidiu que era necessário parar de viajar com a banda que foi fundada para mostrar sua forma fenomenal de tocar guitarra. Steve Stone, assumiu a tarefa o lugar de Bayley. Para apoiar Steve, a banda chama Allen Accardi, para dar uma mão. David Anderson, que havia tocado no Brother Cane, foi aproveitado.

Em 26 de março de 2008, Andy Anderson sofreu um ataque cardíaco pouco antes de pegar um avião para Las Vegas para se juntar a banda para duas noites no The Gold Coast. O amigo de Andy, Steve Croson (que tinha tocado ao lado dele por muitos anos na banda de Billy Joe Royal), felizmente, morava em Vegas e foi capaz de intervir para o seu amigo em curto prazo. Em abril e maio, o vocalista original Rodney Justo voltou, até que Andy tivesse saúde o suficiente para voltar mais tarde, em maio.

Ronnie Hammond faleceu segunda-feira, 14 de março de 2011 em Forsyth, Geórgia de insuficiência cardíaca. Ele tinha 60 anos. Seu enterro foi no cemitério Monroe Memorial Gardens.

No final da primavera de 2011, foi anunciado que o cantor Andy Anderson e o baixista Justin Senker graciosamente afastaram-se para abrir caminho para o retorno dos membros originais Rodney Justo e Paul Goddard.

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