Lynyrd Skynyrd - Curiosidades


  1. Ronnie Van Zant, Gary Rossington e Bob Burns se conheceram em uma situação no minimo inusitada. Van Zant em uma partida de Baseball rebateu violentamente uma bola, que por uma incrivel coincidência, caiu bem na cabeça de Burns, que estava junto com Rossington na arquibancada, deixando ele inconsciente por alguns minutos. Nascia assim o embrião do Lynyrd Skynurd.
  2. Funochio's é o nome do boteco em Atlanta que o produtor Al Kooper conheceu o Lynyrd Skynyrd.
  3. Na formação clássica, os três guitarristas usavam as seguintes guitarras: Gary Rossington usava uma Gibson Les Paul (em Freebird era uma Gibson SG), Allen Collins uma Gibson Firebird e Ed King uma Fender Stratocaster.
  4. Peter Rudge, abandonou o The Who para cair na estrada com o Lynyrd Skynyrd.
  5. Enquanto gravavam no estúdio Record Palnt o single para o álbum "Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd", The Eagles e Stevie Wonder também gravavam no local. Mas o que eles não esperavam era a visita de ninguém menos que John Lennon.
  6. A bandeira dos Estados Confederados do Sul no fundo do palco dos shows do Lynyrd Skynyrd, foi uma idéia da gravadora MCA, esta queria aproveitar o "orgulho sulista" e ganhar alguns doláres.
  7. "Nuthin' Fancy" (Nada caprichoso) teve esse nome pelo fato de Van Zant não ter gostado do resultado final do álbum, isso chega a ser um pecado para um álbum que contém uma das mais belas canções da banda, "Saturday Night Special".
  8. Na "Torture Tour", uma roadie ficava atrás dos amplificadores gritando o nome da próxima música a ser tocada, nesse momento a banda não conseguia sequer decorar a ordem das músicas a serem apresentadas. Esse foi o auge do uso de drogas pelos membros da banda.
  9. Quando "Gimme Back My Bullets" era tocada, diversas balas de revolver 38 eram arremessadas no palco, com medo de que o público parassem de jogar as balas com as mãos e decidissem mandar elas por outros meios, a música foi excluída do set list da banda.
  10. No verão de 1976 o Lynyrd Skynyrd foi uma das principais atrações do mega concerto feito para a campanha de Jimmy Carter à presidência dos Estados Unidos, no Gator Bowl Stadium.
  11. Ronnie Van Zant vivia dizendo que não viveria mais de 30 anos, morreu aos 29!
  12. Ronnie era apelidado de "Barefoot", que significa pés descalços, por apresentar-se dessa forma durante os shows.
  13. Em Jacksonville, quando de folga das turnês, Ronnie e Gary costumavam acordar bem cedo para ir pescar. A tranquilidade de uma pescaria era como um escape para as pressões do showbizz e da vida na estrada. Ao contrário de outros rockstars cheios de manias, os caras do Lynyrd Skynyrd mantiveram os mesmos hábitos anteriores a fama.
  14. Gary e Allen sofreram dois acidentes de carro distintos em 1976 - para muitos um presságio do que ainda viria pela frente. Como uma espécie de resposta aos acidentes, e a problemas com álcool e drogas, Ronnie e Allen compuseram "That Smell", presente em "Street Survivors".
  15. A principal guitarra de Gary, uma Gibson Les Paul ’59, apelidada de "Berniece" em homenagem a mãe do guitarrista, sofreu uma queda durante as sessões de gravação de "Street Survivors". O headstock (paleta) quebrou ficando sustentado apenas pelas cordas. Ao ver o estrago Gary caiu no choro e achou impossível que alguém a consertasse. "Cola? Este é um instrumento de precisão!", disse, a quem havia dado uma sugestão para o conserto. Mas um luthier conseguiu reparar o problema justamente com uma simples colagem. "Foi como se morresse um irmão ou algo parecido", disse Gary, sobre o acidente. "Ela era uma de nós, certo?".
  16. A capa de "Street Survivors" mostrava a banda rodeada por chamas e foi fotografada no Universal Studios de Hollywood. Após o acidente na qual morreram Ronnie, Steve, Cassie e Dean, a esposa de Steve Gaines, Teresa, pediu a gravadora que substituisse a capa. Hoje o disco com a capa original vale algumas centenas de dólares.
  17. O chapéu que Ronnie usava e se tornou sua marca registrada é fabricado pela empresa Texas Hatters. Seu modelo é o Hi-Roller.
  18. O Lynyrd Skynyrd fez sua última apresentação com Ronnie, Steve e Cassie Gaines no dia 19 de outubro de 1977, no Greenville Memorial Auditorium, em Carolina do Sul.

Créditos a Roadie Crew #94 e #95 e ao Sérgio Simon.
Tecnologia do Blogger.