O rock sulista norte-americano


Matéria publicada originalmente na coluna do Kid Vinil no site Yahoo! Opnião

Aproveitando a vinda dos texanos do ZZ Top para o Brasil, vou fazer algumas recomendações do estilo conhecido como southern rock ou rock sulista. Trata-se de um gênero musical dentro do rock norte-americano que apareceu no final da década de 60, proveniente da mistura do rock and roll com a música country, o blues e o jazz. O ZZ Top é uma das bandas que passeia por esse estilo, mas não dá para chamá-los exclusivamente de Southern Rock, pois os músicos trazem na bagagem influências de outras vertentes, como Hard Rock, Blues Rock e Boogie Rock. Porém, é muito comum encontrar o clássico "Tres Hombres" (1973) nas listas de melhores álbuns de Southern Rock.

O estilo de rock sulista começou a se definir a partir de 1969 quando o The Allman Brothers Band, uma banda da Georgia, lançou seu primeiro álbum. O grupo foi formado pelos irmãos Duane e Gregg Allman, apaixonados por soul music e o R&B. Mas, diferentemente desse gosto pessoal, a banda era uma mistura de blues, country e jazz. Duane Allman foi um guitarrista cultuadíssimo em sua época e, durante seu pouco tempo de vida (morreu em 1971, aos 25 anos), deixou seu nome gravado na história do rock. Além de participar como músico de estúdio acompanhando grandes nomes da música americana, como Wilson Picket e Aretha Frankiln, fez parte do projeto Derek And The Dominos ao lado de Eric Clapton. Essa parceria rendeu o álbum "Layla and Other Assorted Love Songs" (1970), um dos maiores clássicos do rock setentista e considerado por alguns – muito graças a participação de Duane Allman – como um autêntico disco de southern rock.

Layla é um dos meus discos de cabeceira de todos os tempos, assim como quatro discos do Allman Brothers Band: "Idlewild South" (1970), "At Fillmore East" (1971), "Eat A Peach" (1972) e "Brothers And Sisters" (1973). Esses álbuns me causam até arrepio quando comento sobre eles e representam uma fase importante de aprendizado musical na minha vida. Lembro até hoje do dia em que comprei o álbum duplo "At Fillmore East" - que considero um dos melhores discos ao vivo de todos os tempos. Algum tempo depois de me encantar com o Allman Brothers Band, me deparei com uma banda de nome esquisito, Lynyrd Skynyrd. Só depois é que fiquei sabendo que o nome foi inspirado em um professor de ginástica chamado Leonard Skinner, da escola onde alguns integrantes da banda estudavam. O detalhe é que esse professor adorava punir os garotos cabeludos. Meu primeiro contato com o Lynyrd Skynyrd foi o álbum "Second Helping" (1974), que trazia o hit "Sweet Home Alabama". Em 1976, enlouqueci ao comprar o álbum duplo ao vivo "One More From The Road", que trazia a versão clássica de "Free Bird", com mais de 13 minutos. Essa música apareceu originalmente no disco de estreia do grupo, de 1973, cujo título era a pronúncia do nome esquisito e uma gozação com o tal professor, "Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd".

O som do Lynyrd Skynyrd, ao contrário do Allman Brothers Band, carregava mais nas guitarras, influenciadas pelo hard rock e pelo blues psicodélico do Cream e do Blue Cheer. Assim como o Allman Brothers foi abalado pela tragédia da morte de Duane Allman em um acidente de moto, o Lynyrd Skynyrd perdeu seu vocalista Ronnie Van Zant e mais alguns integrantes da banda em um terrível desastre aéreo em 1977. Por ironia do destino, isso aconteceu três dias depois do lançamento do álbum "Street Survivors", onde a banda aparecia em meio a chamas, como se eles tivessem predestinado o acidente. Depois disso, a capa do disco foi mudada. Aliás, também não me canso de ouvir os seis primeiros discos do Lynyrd Skynyrd. São verdadeiros documentos, versões definitivas do Southern Rock.

A capa de Street Survivors, do Lynyrd Skynyrd, antes (à esq.) e depois (à dir.) do acidente.

E se estamos falando de rock sulista, não posso desprezar bandas como The Marshall Tucker Band, que apareceu em 1973 com o álbum homônimo, considerado uma das obras-primas do southern rock. Mais uma infinidade de bandas do estilo também apareceram na década de 70, e dentre minhas favoritas estão: Outlaws, Black Oak Arkansas, Little Feat, Molly Hatchet, Wet Willie, Blackfoot, Sea Level, Elvin Bishop, The Dixie Dregs e Ozark Mountain Daredevils. Na década de 80, muitos grupos acabaram se rendendo ao lado mais comercial e pop, e o rock sulista perdeu a força. Já nos anos 90, houve um renascimento do estilo em bandas como os fabulosos Black CrowesGov’t Mule, Widespread Panic e, mais recentemente, com o Drive By Truckers. Aproveito para recomendar dez discos e dez músicas essenciais do estilo Southern Rock:

Álbuns

1-      Lynyrd Skynyrd – Second Helping (1974)
2-      The Allman Brothers Band – Live At Fillmore East (1971)
3-      Black Crowes – Shake Your Money Maker (1990)
4-      Marshall Tucker Band – Marshall Tucker Band (1973)
5-      Outlaws – Outlaws (1975)
6-      ZZ TOP – Tres Hombres (1973)
7-      Gov’t Mule – Life Before Insanity (2000)
8-      Black Oak Arkansas – High On The Hog (1973)
9-      Wet Willie – Keep on Smiling (1974)
10-    Drive By Truckers – Southern Rock Opera (2001)

Músicas

1- “Free Bird” – Lynyrd Skynyrd
2- “Ramblin Man” – The Allman Brothers Band
3- “Sweet Home Alabama” – Lynyrd Skynyrd
4- “Can’t you see” – The Marshall Tucker Band
5- “Flirtin with Disaster” – Molly hatchet
6- “Dixie Chicken” – Little Feat
7- “Green Grass and High Tides” – Outlaws
8- “Hard to Handle” – The Black Crowes
9- “Bad Little Doggie” – Gov’t Mule
10- “Ain’t Life Grand” – Widespread Panic

Listas são coisas difíceis de se fazer  e acabam ficando de fora coisas excelentes. Gostaria de listar mais músicas do Allman Brothers e do Lynyrd Skynyrd, mas essas foram só para dar uma ideia da importância desses grupos. 
Tecnologia do Blogger.