ABC do Southern Rock


Essa postagem foi publicada originalmente pelo Raul, em seu blog Degenerados Neurônios (que já não existe mais). Fiz uma atualização na postagem e inclui diversos links, que ao serem clicados, lhes levarão para postagem em que serão dadas mais informações sobre os assuntos.

A de Allman Brothers Band. Banda pioneira no estilo Southern rock, mesclando blues, country, rock, folk e até jazz.

B para Bandeira dos Estados Confederados da América, que serve como pano de fundo para a maioria das bandas de southern rock. Para saber mais sobre a história dos Estados Confederados, clique aqui.

C para Capricorn Records, gravadora responsável por praticamente todos os clássicos do Southern Rock. Ficou famosa ao lançar o The Allman Brothers Band.

D de Drive-By Truckers. A banda foi formada em 1996 e ficou famosa após lançar o álbum conceitual “Southern Rock Opera” em 2001.O álbum retrata o fascínio de Patterson Hood pelo Southern Rock dos anos de 1970, mais especificamente pelo Lynyrd Skynyrd, que foi o foco da história do álbum. Ouvindo e lendo as letras das faixas do álbum, pode-se conhecer um pouco mais da história do Lynyrd Skynyrd e, consequentemente, do Southern Rock, na visão de Patterson Hood.

E de Estrada. As bandas de southern rock são conhecidas pelo espírito aventureiro de “pé-na-estrada” e são as que mais fazem shows no maior número de cidades nos Estados Unidos da América. O Allman Brothers Band antes mesmo de lançar o primeiro disco, já tinha enorme reconhecimento, devido ao número exaustivo de shows realizados.

F de Funochio’s. Esse é o nome do bar em que Al Kooper viu o Lynyrd Skynyrd tocar pela primeira vez. O resultado disso foi um contrato com a gravadora MCA e a produção de “Pronounced Leh-nerd Skin-nerd”, primeiro disco da banda.

G para Georgia Satellites, formada em 1980, fez um relativo sucesso na década de sua origem. A banda nunca foi desfeita oficialmente. Seu último lançamento, “Shaken Not Stirred”, foi em 1997. Em abril de 2003, Baird, Richards, o baixista Keith Christopher e o baterista David Michaelson tocaram duas noites em Atlanta com o nome de “Keith and the Satellites”.

H para o disco “Hittin’ the Note” da Allman Brothers Band, que é o último disco de estúdio da banda e o primeiro sem o guitarrista Dickey Betts. Problemas de bebedeira e agressões levaram a banda a demitir seu principal guitarrista depois de mais de trinta anos de parceria. Para seu lugar, foi recrutado o jovem Derek Trucks, que é um excelente guitarrista, e desfruta como poucos da técnica slide guitar.

I de influência. Bandas como Metallica, Pantera e até Kid Rock já declararam sua paixão ao Southern rock. Kid Rock inclusive já se apresentou ao lado do atual Lynyrd Skynyrd em algumas ocasiões.

J de Jacksonville, cidade localizada no sul da Flórida, pode ser considerada a Meca do Southern Rock. Na cidade nasceram algumas das mais importantes bandas do gênero: 38 Special, Allen Collins Band, Allman Brothers Band, Blackfoot, The Danny Joe Brown Band, The Derek Trucks Band, Lynyrd Skynyrd, Molly Hatchet, The Rossington-Collins Band, Tedeschi Trucks Band e Van Zant.

K de Kentucky Headhunters, banda que surgiu na década de 1980 e faz um misto de honky tonk, blues e southern rock com uma forte pegada de country music. É uma daquelas bandas que acreditam que a estrada é o melhor lugar para se tocar rock, lançando poucos discos e com muito apetite por turnês.

L de Lynyrd Skynyrd, lógico! Essa foi a primeira banda a levantar a bandeira sulista em seus shows e marcaram a época de ouro do southern rock. Também foi uma das primeiras bandas a ter três guitarristas em sua formação.

M de Marshall Tucker Band. Banda com forte influência de Country e Western no seu som, com o diferencial de ter em seu line-up um flautista.

N para Neil Young. Graças a Neil Young, o Lynyrd Skynyrd foi inspirado a escrever a canção "Sweet Home Alabama". "Sweet Home Alabama" tem uma longa história. A música é muito popular e tem uma história extremamente complexa. Raramente uma canção popular foi tão amplamente mal compreendida por tantos e por tanto tempo. Para entender um pouco mais dessa história, leia a postagem Sweet Home Alabama: o mito Lynyrd Skynyrd x Neil Young.

O de Outlaws. Banda formada em Tampa, Flórida, no ano de 1972. Também tinham três guitarristas em seu line up. Com mudanças na formação durante o passar dos anos, a banda gravou alguns álbuns até 1982, quando encerrou as atividades. No ano seguinte, Thomasson e Paul reformularam o grupo, reiniciando os trabalhos. Em 1986, Henry Paul deixa o Outlaws, formando um grupo de country music chamado Blackhawk.

P de Point Blank, banda originada no Texas. Formada em 1974 e descoberta por Bill Ham (ZZ Top, Hank Williams Jr.), lançou seis álbuns entre 1976 e 1982.

Q de Quinvy Studios, Muscle Shoals, Alabama. As primeiras gravações do Lynyrd Skynyrd – inclusive a primeira versão de “Freebird” e outros futuros clássicos – foram concluídas em duas sessões nesse estúdio, durante a primavera de 1971.

R de Rossington-Collins Band. Dois anos depois da queda do avião que matou vários integrantes do Lynyrd Skynyrd, Allen Collins e Gary Rossington decidem formar um novo grupo, junto com os velhos companheiros que sobreviveram ao acidente (com exceção do baterista Artimus Pyle e adição de Barry Lee Harwood na terceira guitarra). Dale Krantz é convocada para o posto de vocalista. Após dois discos, a banda se separa, em 1982, devido à morte da esposa de Allen Collins. Outro fator que pode ter contribuído para o fim da banda foi o envolvimento entre Gary Rossington e Dale Krantz, que após o fim da banda, acabam se casando.

S de Southern Rock Allstars. É o nome da banda que teve como fundadores Dave Hlubek (fundador do Molly Hatchet), Jay Johnson (que já tocou em bandas como Gary Rossington Band e Lynyrd Skynyrd) e o baterista Jakson Spires (ex-Blackfoot). Não é à toa que o grupo se chama Southern Rock Allstars!


T de Thirty Eight Special (38 Special). É o nome da banda liderada por Donnie Van Zant, irmão mais novo do eterno vocalista do Lynyrd Skyrd, Ronnie Van Zant.

Ultimamente a atual formação do Lynyrd Skynyrd tem passado por situações difíceis, ao perder o baixista Ean Evans e o tecladista Bill Powell. Detalhe que Powell, junto com Gary Rossington, era um dos últimos remanescentes da formação original. Recentemente a banda lançou o disco “Last of a Dying' Breed”, mostrando que não se deixou abater pelas tragédias.

V para Van Zant, projeto de country-rock liderado pelos irmãos Donnie Van Zant e Johnny Van Zant (vocalistas do 38 Special e Lynyrd Skynyrd, respectivamente).

W de Warren Haynes, que além de ser o principal guitarrista d Allman Brothers Band, também é guitarrista e vocalista de um grupo muito bacana chamado Gov’t Mule.

X de xis tudo

Y foi a letra usada para homenagear um professor linha dura que não gostava de cabeludos, quando Ronnie Van Zant teve a idéia de trocar as vogais do nome do carrasco por Y. O nome do professor? Leonard Skinner. O nome que originou? Lynyrd Skynyrd!

Z de ZZ Top, é claro! Banda texana que mantém a mesma formação desde 1971, com Billy Gibbons, Dusty Hill e Frank Beard.
Tecnologia do Blogger.